Valores e estilo de vida pesam mais do que segmentação por geração para conquistar o consumidorSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carrefour reforça agenda de ESG com foco em inclusão, alimentação e meio ambiente

06/10/2025

NEWSLETTER

Valores e estilo de vida pesam mais do que segmentação por geração para conquistar o consumidorSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

PesquisaAmazon Ads Trade Marketing

Valores e estilo de vida pesam mais do que segmentação por geração para conquistar o consumidor

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 06/10/2025

Adobe Stock

Foto: Divulgação


Hoje ainda é muito comum que os rótulos geracionais como Millennial, Geração Z e Baby Boomer pautem estratégias de marketing e segmentação de público. Mas será que ainda faz sentido definir os consumidores apenas pelo ano em que nasceram? Afinal, 91% dos brasileiros afirmam que sua mentalidade e seus valores os definem melhor do que sua idade. Ou seja, crenças, interesses e estilo de vida têm peso muito maior na balança.

 

Além disso, 1 em cada 4 brasileiros se identifica com uma geração diferente da sua. Seja em aspectos de valores ou interesses pessoais. Ao mesmo tempo, 89% dos consumidores afirmam que experiências culturais compartilhadas, seja assistir uma série ou comentar sobre futebol, conecta pessoas independente de gerações. Alguns comportamentos como atividades físicas, por exemplo, também podem tornar os consumidores até 2,5 vezes mais semelhantes entre si.

 

Os dados pertencem ao estudo global “Além da divisão geracional: As novas regras para nos conectarmos com o consumidor”, produzido pela Amazon Ads, e revelam um cenário de atenção.

 

Para o trade marketing, essa mudança de perspectiva é significativa. Há uma oportunidade de construir estratégias que dialoguem com o que realmente importa para o consumidor: seus hábitos, suas comunidades e seus momentos de vida.


Nesse sentido destacam-se ações que integram marcas a experiências sociais, o que inclui alinhar ofertas a comportamentos, como buscar uma alimentação mais saudável, cozinhar em casa ou priorizar conveniência e sustentabilidade.


Campanhas personalizadas com base nesses interesses se mostram mais eficazes do que as que segmentam apenas por idade ou gênero. No varejo alimentar, onde as decisões de compra são frequentes e altamente influenciadas por comportamentos e valores, compreender esse novo mapa do consumidor pode ser a chave para campanhas mais relevantes, envolventes e, acima de tudo, eficazes.


COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa,Amazon Ads, Trade Marketing
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Premio top tradeReconhecimento

Encerramento das inscrições para o Prêmio Top Trade é antecipado

Panetones em SupermercadoNatal

Atacarejo lidera entrada de novos consumidores de panetones e eleva em 5 p.p. sua participação na venda dos itens

RupturaConsumo

Ruptura nos supermercados chega a 13,1% em agosto

The Fresh MarketEstratégia

Para além do operacional, trade deve ser estratégico, conectar dados e gerar resultados concretos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados