ÚLTIMAS NOTÍCIAS
04/09/2025
#TradeConnection: Adoção da IA no trade marketing exige aculturamento e foco no shopper, dizem especialistas
POR Gabrielly Mendes
EM 04/09/2025

Foto: SA+ Varejo
O uso de Inteligência Artificial (IA) como ferramenta estratégica no trade marketing foi tema de um dos paineis 3º Trade Connection, realizado em São Paulo no dia 29 de julho.
O painel “Inovação e eficiência em Trade Marketing com o uso de IA” reuniu Regis Duarte, Rafael Alencar, Fabrício Massa e Luis Dente, todos membros do Comitê de Trade Marketing da AMPRO, além de Dente, que é CEO da Smollan Brasil.
Os participantes discutiram como a IA tem potencial para transformar processos de planejamento, execução e análise de resultados, mas destacaram que o setor ainda enfrenta barreiras na adoção dessas tecnologias.
Para Fabrício Massa, o varejo ainda está em um estágio inicial de projetos estruturados de IA, mas o avanço deve acontecer rapidamente. Ele citou um caso de cliente do setor de eletroeletrônicos em que foi desenvolvido um aplicativo baseado em IA para vendedores, com foco em suporte ao atendimento e agilidade nas respostas. “Cuidamos da parte de treinamento e curadoria da IA, mas um ponto importante é o aculturamento das pessoas que vão usar”, afirmou.
Luis Dente ressaltou que a tecnologia já é decisiva para reduzir rupturas e prever demandas, evitando perdas e melhorando a alocação de promotores. “O grande mobilizador de vendas é ter pouca ruptura. A IA já é determinante para criar uma predição e fazer pedidos com antecipação, mas ainda enfrentamos o desafio da arquitetura desintegrada de dados entre agências e empresas”, disse.
Rafael Alencar destacou a importância de formular as perguntas corretas para aproveitar o potencial das ferramentas. “Numa época de IA, saber fazer a pergunta certa é o ideal, pois se transforma em planos de ação”, afirmou. Ele também reforçou a necessidade de equilibrar a tecnologia com o atendimento humanizado.
“O cliente quer ser atendido de forma humanizada, nesse equilíbrio entre humano e IA”, disse Fabrício Massa.
Regis Duarte observou que a tecnologia impactará as funções humanas no setor, mas ressaltou que o diferencial estará em saber utilizar as ferramentas. “Se hoje estamos preocupados em entender, o grande negócio não estará em entender, mas saber usá-la. É preciso fazer um aculturamento de IA para trazer o profissional que dominará essas ferramentas”, afirmou.
Ele acrescentou que o trade marketing deve manter o foco no comportamento do consumidor. “Se tudo isso não funcionar para entender o shopper, não vamos ter payback”, concluiu.
Para o futuro, os palestrantes preveem uma convergência maior entre indústria, varejo e agências, além da simplificação de processos e redução de custos. “Vai ser uma competição de custos. Muita gente vai acelerar para simplificar ações de go to market, sendo substituídos por processos mais eficientes. Isso já é uma realidade em foodservice, com robôs cozinhando”, finalizou Dente.
Notícias relacionadas

Treinamento em Trade Marketing Estratégico: a transformação urgente que varejistas e indústrias não podem mais adiar

Campanha de incentivo da Distribuidora Ludovico Tozzo leva ganhadores para Portugal

#TradeConnection: profissionais apontam trade como área-chave para o futuro do varejo e da indústria

Supermercado Pinheiro realiza experiência gastronômica em parceria com a Heinz
Gabrielly Mendes
Repórter Junior