Tecnologia, insights e colaboração para não deixar faltar e nem sobrar: a nova base da competitividade na cadeia de consumoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tecnologia, insights e colaboração para não deixar faltar e nem sobrar: a nova base da competitividade na cadeia de consumo

14/10/2025

NEWSLETTER

Tecnologia, insights e colaboração para não deixar faltar e nem sobrar: a nova base da competitividade na cadeia de consumoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Solução Neogrid Tecnologia

Tecnologia, insights e colaboração para não deixar faltar e nem sobrar: a nova base da competitividade na cadeia de consumo

POR SA+ Branded Content

PATROCINADO POR Neogrid

EM 14/10/2025

Adobe Stock


Não há como pensar em se manter competitivo na cadeia de consumo e de abastecimento sem considerar o equilíbrio da equação entre colaboração, tecnologia e inteligência de dados. Essa tríade vem se consagrando como a virada de jogo das empresas do setor, trazendo resultados tão sonhados como: aumento do giro de estoque, redução de rupturas e perdas, liberação de capital de giro, fidelização de clientes e geração de ROI em todas as atividades em lojas – sejam elas físicas ou online.

 

Mas como é possível atingir esse retorno mesmo diante de um cenário super desafiador, marcado por inflação e tantos outros fatores aquém do controle?

É aí que soluções tecnológicas que transformam dados em insights acionáveis em tempo quase real surgem como o grande diferencial para aumentar vendas e margens.

 

A Arasuper, maior rede supermercadista do Acre, pode comprovar como o uso da solução traz resultado direto no bolso: em apenas três meses, a empresa recuperou mais de R$ 4 milhões em vendas de produtos nas gôndolas e problemas com abastecimento, e reduziu em 36,5% nos itens classificados como "sem venda" com o NeoRetail Ops da Neogrid.

 

Com a visualização dinâmica dos resultados de sell-out, os gestores da rede puderam monitorar ações em tempo real, melhorar o sortimento de produtos e desenvolver estratégias direcionadas para itens com desempenho abaixo do esperado em vendas. É isso que insights acionáveis sobre mix, preço, tendências de mercado, panorama competitivo e comportamento do shopper podem direcionar.

 

A visibilidade também gera resultado para a indústria. Foi o que aconteceu com a Schär, líder na fabricação de alimentos sem glúten, que reduziu 88% da ruptura e 96% dos itens sem venda com solução de visibilidade do varejo e do distribuidor. A execução no ponto de venda resultou num aumento de 77% das vendas.O trabalho de ajuste do mix e parâmetros de produtos, mostra sucesso nos resultados alcançados em termos de estoque, que cresceu 112,7%, adequando a cobertura à demanda média de cada item x loja, sem faltas e sem excessos.

 

Quando o assunto é a gestão de estoques, plataformas integradas de Supply Chain, com cruzamento de dados de sell-in, sell-out e ruptura, aliadas a algoritmos de previsão baseados em inteligência artificial, são cruciais. Grandes fabricantes e varejistas já entenderam o poder dessas ferramentas e já têm resultados na prática com soluções como DRP, de Planejamento e Distribuição de Estoques.

 

Um exemplo é a Coamo, maior cooperativa agrícola do Brasil, que adotou o DRP da Neogrid para automatizar o fluxo entre seus centros de distribuição e 114 lojas. Com cerca de 90% das requisições automatizadas, a cooperativa elevou o nível de serviço, reduziu faltas nas prateleiras e aumentou as vendas, alcançando maior eficiência e integração em toda a operação.

 

Porém, apesar de toda a tecnologia e inteligência, a colaboração entre indústria e varejo é fator decisivo para o sucesso de todos. Os resultados mais consistentes vêm das iniciativas que apostam na transparência e no alinhamento de objetivos e, apesar disso, o maior desafio ainda é fazer com que todos os envolvidos percebam o valor da integração como ativo estratégico, não como custo operacional.

Segundo Nicolás Simone, CEO da Neogrid, “a verdadeira transformação acontece quando indústria e varejo passam a enxergar os dados como um recurso compartilhado, capaz de gerar valor para todos os elos da cadeia. Ao apostar na colaboração e no alinhamento de objetivos, ambos os lados fortalecem suas operações, aumentam a eficiência e, principalmente, garantem a disponibilidade de produtos para o consumidor final.”

“Ao compartilhar dados com a indústria, o varejo também ganha”, defende Christiane Cruz Citrângulo, diretora Executiva da unidade de Negócios de Supply Chain da Neogrid. “O ROI da promoção volta para ele, a performance da loja melhora, a inteligência de pricing e abastecimento torna-se um diferencial competitivo real. Por exemplo, quando o varejista abre seus dados de sell-out, a indústria consegue ajustar a produção e direcionar melhor seus investimentos em trade marketing. O resultado é menos ruptura na gôndola, maior giro de estoque e mais vendas para ambos.”  

 

Por isso, a Neogrid vem apostando na lógica deuma verdadeira mudança das regras de negócio e da cultura do setor, a partir de uma integração ponta a ponta, com soluções conectadas que geram valor em diferentes camadas da operação.

 

A ideia é transformar dados em ações; ações, em aprendizado; aprendizado, em vantagem competitiva. Isso só é possível com ecossistemas que sincronizam áreas, eliminam silos e permitem decisões coordenadas com base em inteligência. Só assim será capaz de visualizar o futuro do varejo como deve ser: capaz de integrar soluções e pessoas em torno de objetivos claros, com dados confiáveis, execução coordenada e confiança entre os elos.

Com 26 anos de história, a Neogrid é hoje a única plataforma do Brasil que atende o varejo, indústria e distribuidor de ponta a ponta, sempre com foco em inovação e qualidade dos dados.

A companhia entende que, diante de um consumidor mais cauteloso e de estoques cada vez mais pressionados, o grande desafio do mercado é equilibrar disponibilidade, preço e margem de forma sustentável. É nesse ponto que a visão da liderança se destaca.

 

“Cada vez mais temos integrado ferramentas de inteligência artificial para aprimorar nossa eficiência interna. Somos inovadores, mas não só em tecnologia, também em processos e forma de trabalhar. Queremos que nossos clientes saiam do reativo, para ir para o proativo, e evoluam para o preditivo”, conta o CEO da Neogrid.

 

A Neogrid conecta de forma colaborativa indústria, varejo e distribuidor e atua nas frentes de Inteligência, Comercial, Supply Chain, Operações, Trade e Marketing. Nosso objetivo é dar passos firmes rumo a um Supply Chain autônomo – em que indústria, varejo e distribuidor se conectam automaticamente por meio de soluções capazes de gerar eficiência e equilíbrio em toda a cadeia de abastecimento “Tudo para que os consumidores encontrem o produto certo, no canal certo, no preço certo, na quantidade certa e na hora certa – e que o mundo siga evoluindo sem desperdícios”, completa Simone.


Sem Falta e sem Excessos – mais que um mantra comercial, um compromisso com a Sustentabilidade

 

O ESG, em especial a sustentabilidade – tanto financeira como do meio ambiente – é um dos pontos que também guiam o propósito da Neogrid - afinal, não faltar e não sobrar representa, no fim do dia, um mundo mais eficiente e sem desperdícios. Ao equilibrar oferta e demanda com inteligência, a empresa também contribui para reduzir o desperdício de alimentos perecíveis e o uso desnecessário de recursos, mostrando na prática como a tecnologia e os dados podem transformar o mundo ao nosso redor. E, sim, essa visão permeia todas as suas soluções.

 

E, para corroborar com isso de forma prática, há mais de 7 anos, a empresa embarcou na missão de usar tecnologia e inteligência de dados para apoiar negócios, inclusive os sociais, a entregarem o seu melhor às pessoas.

 

Atualmente, a empresa é a fornecedora pro bono da solução que monitora e gerencia estoques de produtos do Amigos do Bem em cinco grandes varejos do Brasil, com destaque para o mix de castanhas que é produzida pelo projeto social e comercializada em diferentes lojas e redes O rico ecossistema da empresa garante de forma inteligente e automatizada que os itens estejam sempre disponíveis nas gôndolas. “Mais do que parceiros do projeto, também consumimos e valorizamos seus produtos: as peças em cerâmica e madeira, além das próprias nuts, fazem parte dos brindes distribuídos em nossos principais eventos, encantando quem já participou dessas experiências”, conta Simone.

 

COMPARTILHAR
TAGS:Solução, Neogrid, Tecnologia
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

SupermercadoPesquisa

Compras mensais perdem espaço e dão lugar a visitas semanais nos supermercados

Pão de AçúcarTecnologia

GPA reforça segurança digital em parceria com a Vivo

LedTecnologia

Painéis de LED ganham espaço no varejo como ferramenta de comunicação e fonte de receita

RupturaConsumo

Ruptura nos supermercados chega a 13,1% em agosto

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados