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14/10/2025
Tecnologia, insights e colaboração para não deixar faltar e nem sobrar: a nova base da competitividade na cadeia de consumo
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Neogrid
EM 14/10/2025

Não há como pensar em se manter competitivo na cadeia de consumo e de abastecimento sem considerar o equilíbrio da equação entre colaboração, tecnologia e inteligência de dados. Essa tríade vem se consagrando como a virada de jogo das empresas do setor, trazendo resultados tão sonhados como: aumento do giro de estoque, redução de rupturas e perdas, liberação de capital de giro, fidelização de clientes e geração de ROI em todas as atividades em lojas – sejam elas físicas ou online.
Mas como é possível atingir esse retorno mesmo diante de um cenário super desafiador, marcado por inflação e tantos outros fatores aquém do controle?
É aí que soluções tecnológicas que transformam dados em insights acionáveis em tempo quase real surgem como o grande diferencial para aumentar vendas e margens.
A Arasuper, maior rede supermercadista do Acre, pode comprovar como o uso da solução traz resultado direto no bolso: em apenas três meses, a empresa recuperou mais de R$ 4 milhões em vendas de produtos nas gôndolas e problemas com abastecimento, e reduziu em 36,5% nos itens classificados como "sem venda" com o NeoRetail Ops da Neogrid.
Com a visualização dinâmica dos resultados de sell-out, os gestores da rede puderam monitorar ações em tempo real, melhorar o sortimento de produtos e desenvolver estratégias direcionadas para itens com desempenho abaixo do esperado em vendas. É isso que insights acionáveis sobre mix, preço, tendências de mercado, panorama competitivo e comportamento do shopper podem direcionar.
A visibilidade também gera resultado para a indústria. Foi o que aconteceu com a Schär, líder na fabricação de alimentos sem glúten, que reduziu 88% da ruptura e 96% dos itens sem venda com solução de visibilidade do varejo e do distribuidor. A execução no ponto de venda resultou num aumento de 77% das vendas.O trabalho de ajuste do mix e parâmetros de produtos, mostra sucesso nos resultados alcançados em termos de estoque, que cresceu 112,7%, adequando a cobertura à demanda média de cada item x loja, sem faltas e sem excessos.
Quando o assunto é a gestão de estoques, plataformas integradas de Supply Chain, com cruzamento de dados de sell-in, sell-out e ruptura, aliadas a algoritmos de previsão baseados em inteligência artificial, são cruciais. Grandes fabricantes e varejistas já entenderam o poder dessas ferramentas e já têm resultados na prática com soluções como DRP, de Planejamento e Distribuição de Estoques.
Um exemplo é a Coamo, maior cooperativa agrícola do Brasil, que adotou o DRP da Neogrid para automatizar o fluxo entre seus centros de distribuição e 114 lojas. Com cerca de 90% das requisições automatizadas, a cooperativa elevou o nível de serviço, reduziu faltas nas prateleiras e aumentou as vendas, alcançando maior eficiência e integração em toda a operação.
Porém, apesar de toda a tecnologia e inteligência, a colaboração entre indústria e varejo é fator decisivo para o sucesso de todos. Os resultados mais consistentes vêm das iniciativas que apostam na transparência e no alinhamento de objetivos e, apesar disso, o maior desafio ainda é fazer com que todos os envolvidos percebam o valor da integração como ativo estratégico, não como custo operacional.
Segundo Nicolás Simone, CEO da Neogrid, “a verdadeira transformação acontece quando indústria e varejo passam a enxergar os dados como um recurso compartilhado, capaz de gerar valor para todos os elos da cadeia. Ao apostar na colaboração e no alinhamento de objetivos, ambos os lados fortalecem suas operações, aumentam a eficiência e, principalmente, garantem a disponibilidade de produtos para o consumidor final.”
“Ao compartilhar dados com a indústria, o varejo também ganha”, defende Christiane Cruz Citrângulo, diretora Executiva da unidade de Negócios de Supply Chain da Neogrid. “O ROI da promoção volta para ele, a performance da loja melhora, a inteligência de pricing e abastecimento torna-se um diferencial competitivo real. Por exemplo, quando o varejista abre seus dados de sell-out, a indústria consegue ajustar a produção e direcionar melhor seus investimentos em trade marketing. O resultado é menos ruptura na gôndola, maior giro de estoque e mais vendas para ambos.”
Por isso, a Neogrid vem apostando na lógica deuma verdadeira mudança das regras de negócio e da cultura do setor, a partir de uma integração ponta a ponta, com soluções conectadas que geram valor em diferentes camadas da operação.
A ideia é transformar dados em ações; ações, em aprendizado; aprendizado, em vantagem competitiva. Isso só é possível com ecossistemas que sincronizam áreas, eliminam silos e permitem decisões coordenadas com base em inteligência. Só assim será capaz de visualizar o futuro do varejo como deve ser: capaz de integrar soluções e pessoas em torno de objetivos claros, com dados confiáveis, execução coordenada e confiança entre os elos.
Com 26 anos de história, a Neogrid é hoje a única plataforma do Brasil que atende o varejo, indústria e distribuidor de ponta a ponta, sempre com foco em inovação e qualidade dos dados.
A companhia entende que, diante de um consumidor mais cauteloso e de estoques cada vez mais pressionados, o grande desafio do mercado é equilibrar disponibilidade, preço e margem de forma sustentável. É nesse ponto que a visão da liderança se destaca.
“Cada vez mais temos integrado ferramentas de inteligência artificial para aprimorar nossa eficiência interna. Somos inovadores, mas não só em tecnologia, também em processos e forma de trabalhar. Queremos que nossos clientes saiam do reativo, para ir para o proativo, e evoluam para o preditivo”, conta o CEO da Neogrid.
A Neogrid conecta de forma colaborativa indústria, varejo e distribuidor e atua nas frentes de Inteligência, Comercial, Supply Chain, Operações, Trade e Marketing. Nosso objetivo é dar passos firmes rumo a um Supply Chain autônomo – em que indústria, varejo e distribuidor se conectam automaticamente por meio de soluções capazes de gerar eficiência e equilíbrio em toda a cadeia de abastecimento “Tudo para que os consumidores encontrem o produto certo, no canal certo, no preço certo, na quantidade certa e na hora certa – e que o mundo siga evoluindo sem desperdícios”, completa Simone.
Sem Falta e sem Excessos – mais que um mantra comercial, um compromisso com a Sustentabilidade
O ESG, em especial a sustentabilidade – tanto financeira como do meio ambiente – é um dos pontos que também guiam o propósito da Neogrid - afinal, não faltar e não sobrar representa, no fim do dia, um mundo mais eficiente e sem desperdícios. Ao equilibrar oferta e demanda com inteligência, a empresa também contribui para reduzir o desperdício de alimentos perecíveis e o uso desnecessário de recursos, mostrando na prática como a tecnologia e os dados podem transformar o mundo ao nosso redor. E, sim, essa visão permeia todas as suas soluções.
E, para corroborar com isso de forma prática, há mais de 7 anos, a empresa embarcou na missão de usar tecnologia e inteligência de dados para apoiar negócios, inclusive os sociais, a entregarem o seu melhor às pessoas.
Atualmente, a empresa é a fornecedora pro bono da solução que monitora e gerencia estoques de produtos do Amigos do Bem em cinco grandes varejos do Brasil, com destaque para o mix de castanhas que é produzida pelo projeto social e comercializada em diferentes lojas e redes O rico ecossistema da empresa garante de forma inteligente e automatizada que os itens estejam sempre disponíveis nas gôndolas. “Mais do que parceiros do projeto, também consumimos e valorizamos seus produtos: as peças em cerâmica e madeira, além das próprias nuts, fazem parte dos brindes distribuídos em nossos principais eventos, encantando quem já participou dessas experiências”, conta Simone.
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