Supermercados ultrapassam atacarejos em faturamento no decorrer de 2024SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Unilever lança nova categoria de desodorantes no Brasil

12/06/2025

NEWSLETTER

Supermercados ultrapassam atacarejos em faturamento no decorrer de 2024SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pesquisa ScanntechatacarejosSupermercados

Supermercados ultrapassam atacarejos em faturamento no decorrer de 2024

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 09/01/2025

Café - Adobe Stock

O café foi um dos itens que teve o maior aumento nos preços em 2024. Foto: Adobe Stock

 

O faturamento dos supermercados superou o dos atacarejos regionais em 2024. Enquanto o primeiro cresceu 5,3%, o modelo de cash & carry avançou 3,9%. Dentre os principais motivos para essa diferença entre os modelos de negócio estão o maior repasse de preço e leve crescimento das vendas unitárias nos supermercados. 

 

Os dados pertencem ao Radar Scanntech, e para se ter uma ideia, enquanto os supermercados tiveram uma elevação de 5,3% em valor e de 0,6% em unidades, os atacarejos regionais ficaram com um aumento de 3,9% e queda de 0,1%, respectivamente. Já em relação ao preço por unidade, os supermercados avançaram 4,7%, contra os 4% dos atacarejos. 

 

A pesquisa também avaliou a movimentação das cestas, e verificou um aumento nos preços da mercearia básica alavancado pelas categorias de café, óleo e leite. Os dois primeiros itens citados acumulam também os maiores aumentos em 12 meses, e seguem com variações expressivas no curto prazo.

 

Dezembro é impactado por vendas da Black Friday

 

Em relação ao último mês do ano, algumas das categorias que foram impulsionadoras das vendas da Black Friday acabaram apresentando retração nas vendas de dezembro, sendo ainda mais acentuada durante o período natalino. Entre elas estão algumas bebidas como cerveja, energético, uísque e leite, mas também itens de mercearia básica como açúcar, arroz, feijão, óleo e massa alimentícia. 

 

As cestas mais afetadas foram a de perfumaria, com queda de 18,3% em relação ao mesmo período de 2023, e a de bebidas, com -17,2%. Em seguida estão a de limpeza, mercearia básica, mercearia e perecíveis com reduções de 13%, 12,7%, 6,9% e 6,3%, respectivamente. 

 

As vendas por canal em dezembro seguiram a tendência anual com destaque positivo para os supermercados em valor (+2,6%) contra os atacarejos (+0,3%). Em unidades, ambos os canais sofreram queda no último mês do ano, sendo que os supermercados tiveram um decréscimo de 4,7% e os atacarejos de 6,6%. 

COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, Scanntech,atacarejos,Supermercados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

AdobeStock_163630231Consumo

Supermercados reforçam aposta em perecíveis e bebidas nas promoções

Corredor de refrigerados em supermercadoConsumo

Brasileiros reduzem volume por categoria e aumentam a variedade de produtos no 1T25

AdobeStock_298593991_Editorial_Use_OnlyExpansão

Supermercados regionais avançam com expansão em SC e GO

AssaíPesquisa

Confira o ranking das marcas mais valiosas do varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados