ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16/06/2025
Supermercados reforçam aposta em perecíveis e bebidas nas promoções
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/06/2025

Foto: Divulgação
O volume de ofertas nos supermercados brasileiros tem se concentrado em duas categorias principais: mercearia e perecíveis. A mudança, que vai além da estratégia promocional, está relacionada a fatores como frequência de compra, sensibilidade ao preço e ajuste do consumo a um cenário de restrição orçamentária. Os dados são de um levantamento da empresa Shopping Brasil.
A mercearia continua a ser o segmento mais presente nas ações promocionais. Em 2020, representava 35% do total de ofertas. Em 2024, essa fatia subiu para 38%. Bebidas são o destaque dentro da categoria, especialmente a cerveja, que atrai atenção por seu apelo de preço.
“A categoria de bebidas, sozinha, representa 11% das ofertas em média, podendo chegar a 14% em períodos sazonais, como o Carnaval e as festas de fim de ano”, afirma Renata Ribeiro Gonzalez, diretora Comercial e de Marketing da Shopping Brasil.
Os produtos perecíveis também ampliaram participação. Entre 2020 e 2024, passaram de 29% para 35% das ofertas. A maior frequência de compra exigida por frutas, legumes, verduras, carnes e aves contribui para esse desempenho. Segundo a pesquisa, essa movimentação busca aumentar o fluxo nas lojas ao incentivar visitas regulares dos consumidores.
No canal de atacarejo, os perecíveis representam 37% das promoções. O crescimento se dá principalmente por hortifruti, carnes e aves, segmentos que passaram a compor um sortimento mais completo nas lojas do tipo cash & carry.
A estratégia responde à demanda por variedade em um único local de compra. Dados da NIQ apontam que 39% do crescimento do canal ocorre por meio dos perecíveis frescos.
Outras categorias também apresentaram variações. Higiene e beleza, que atingiram 19% das ofertas em 2020, reduziram sua participação para 15% em 2024. No entanto, no primeiro trimestre de 2025, houve retomada para 17%. Para a Shopping Brasil, o dado pode indicar oportunidade de reativação da categoria por meio de promoções.
Já o café apresentou retração. Embora siga como item de consumo frequente, o aumento de 81% no preço médio das ofertas impactou sua presença promocional. No primeiro bimestre de 2025, a quantidade de ofertas do produto caiu 47% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A mudança nas embalagens também foi observada. “Houve uma migração para tamanhos menores (até 250g), reduzindo o desembolso imediato do consumidor. Isso foi uma clara resposta à pressão sobre o poder de compra”, afirma Renata.
As alterações no sortimento promocional apontam para uma adaptação do varejo ao cenário econômico e às novas formas de consumo.
“A dinâmica das categorias nos mostra que entender o consumidor é, antes de tudo, entender o que e como ele escolhe comprar. Por isso, profissionais que atuam no varejo, indústria ou estratégia comercial devem acompanhar esses movimentos”, diz Minoru Wakabayashi, CEO da Shopping Brasil.
Notícias relacionadas

Supermercados Pague Menos abre 45ª loja e amplia sua atuação no interior paulista
Em dez anos, varejista do interior paulista alcança 7 lojas e segue expandindo

Marmita saudável: um hábito que cresce e precisa de atenção no varejo alimentar
