Vendas em valor crescem em maio, com destaque para pequenos supermercadosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vendas em valor crescem em maio, com destaque para pequenos supermercados

09/06/2025

NEWSLETTER

Vendas em valor crescem em maio, com destaque para pequenos supermercadosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Consumo NielsenSupermercados

Vendas em valor crescem em maio, com destaque para pequenos supermercados

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 09/06/2025

AdobeStock_357303933

Foto: Adobe Stock


Os supermercados de até 1.000 m² registraram o maior crescimento nas vendas em valor entre todos os formatos do varejo alimentar em maio deste ano, com alta de 10,7% em comparação ao mesmo mês de 2024.


Os dados foram publicados no estudo Niq Monitor Mensal, produzido pela Nielsen, e também demonstram aumento de 8,2% em valor entre os supermercados grandes (com 1.000 m² a 2.500 m²) e os atacarejos.
Já os hipermercados tiveram o menor desempenho, com aumento de 6,9% no mesmo comparativo.


Em termos de unidades vendidas, todos os formatos (exceto o supermercado pequeno, que apresentou aumento de 0,4%) registraram retração. Os hipermercados apresentaram queda de 1,2%, os atacarejos de 0,9% e os supermercados grandes de 0,1%.


A análise por região reforça os destaques nacionais de maio. O maior crescimento em valor no canal de supermercado pequeno foi observado no Centro-Oeste, com alta de 26,5%. No mesmo canal, o Interior de São Paulo também teve expansão de 20,7%.


Os supermercados grandes também se destacaram no Centro-Oeste, com elevação de 12,8%, enquanto os hipermercados registraram melhor desempenho no conjunto MG, ES e Interior do RJ, com crescimento de 9,9%.


Tanto nos atacarejos como nos hipermercados, o maior avanço nas vendas em valor também foi nessa região, com variação positiva de 12,8% e 9,9%, respectivamente.


Resultados em mesmas lojas


Em relação as vendas em mesmas lojas, os supermercados pequenos mais uma vez foram o destaque em valor, com alta de 7,3%. O ranking segue com supermercados grandes (5,2%), hipermercados (5,1%) e atacarejos (2,7%).


Porém, no caso das vendas por unidade todos os canais apresentaram queda, com destaque para o atacarejo que teve uma queda de 6,1% nesse percentual em maio. Em seguida aparecem os hipermercados (-3%), supermercados grandes (-2,9%), supermercados convencionais (-2,8%) e de proximidade (-2,2%).

COMPARTILHAR
TAGS:Consumo, Nielsen,Supermercados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumo em supermercados mineiros cresce quase 9% em abrilPesquisa

Consumo em supermercados mineiros cresce quase 9% em abril

Consumo desacelera em maio, mas mostra sinais de resiliênciaScanntech

Vendas em unidades caem quase 3%, mas faturamento sobe cerca de 5% em maio

Consumidores mantêm hábitos, mas ainda compram por impulsoConsumo

66% dos consumidores estão cadastrados em programas de fidelidade

Fachada do supermercado NacionalExpansão

Grupo Nicolini avança no RS com aquisição de unidades do Nacional

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados