09/06/2025
Vendas em valor crescem em maio, com destaque para pequenos supermercados
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 09/06/2025

Foto: Adobe Stock
Os supermercados de até 1.000 m² registraram o maior crescimento nas vendas em valor entre todos os formatos do varejo alimentar em maio deste ano, com alta de 10,7% em comparação ao mesmo mês de 2024.
Os dados foram publicados no estudo Niq Monitor Mensal, produzido pela Nielsen, e também demonstram aumento de 8,2% em valor entre os supermercados grandes (com 1.000 m² a 2.500 m²) e os atacarejos. Já os hipermercados tiveram o menor desempenho, com aumento de 6,9% no mesmo comparativo.
Em termos de unidades vendidas, todos os formatos (exceto o supermercado pequeno, que apresentou aumento de 0,4%) registraram retração. Os hipermercados apresentaram queda de 1,2%, os atacarejos de 0,9% e os supermercados grandes de 0,1%.
A análise por região reforça os destaques nacionais de maio. O maior crescimento em valor no canal de supermercado pequeno foi observado no Centro-Oeste, com alta de 26,5%. No mesmo canal, o Interior de São Paulo também teve expansão de 20,7%.
Os supermercados grandes também se destacaram no Centro-Oeste, com elevação de 12,8%, enquanto os hipermercados registraram melhor desempenho no conjunto MG, ES e Interior do RJ, com crescimento de 9,9%.
Tanto nos atacarejos como nos hipermercados, o maior avanço nas vendas em valor também foi nessa região, com variação positiva de 12,8% e 9,9%, respectivamente.
Resultados em mesmas lojas
Em relação as vendas em mesmas lojas, os supermercados pequenos mais uma vez foram o destaque em valor, com alta de 7,3%. O ranking segue com supermercados grandes (5,2%), hipermercados (5,1%) e atacarejos (2,7%).
Porém, no caso das vendas por unidade todos os canais apresentaram queda, com destaque para o atacarejo que teve uma queda de 6,1% nesse percentual em maio. Em seguida aparecem os hipermercados (-3%), supermercados grandes (-2,9%), supermercados convencionais (-2,8%) e de proximidade (-2,2%).
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