Supermercados e hipermercados são os únicos com evolução positiva em marçoSA+ Ecossistema de Varejo


Supermercados e hipermercados são os únicos com evolução positiva em março

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/04/2025

Adobe Stock - laticínios - corredores

Foto: Divulgação

 

O setor de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo teve um avanço de 2,2% nas vendas em março de 2025 – sendo o único do varejo que apresentou uma evolução positiva em relação a fevereiro.

 

O dado pertence ao IVS (Índice do Varejo Stone), que além da comparação mensal, também realiza uma análise anual dos resultados. Dentro desse segundo, o segmento que contempla o varejo alimentar apresentou queda de 1,3% vs março de 2024.

 

As vendas do comércio brasileiro como um todo apresentam uma retração de 1,6% vs fevereiro e de 1,8% na comparação com o mesmo período de 2024.

 

"As famílias estão mais endividadas. Esse aperto no orçamento, somado à inflação, tem pesado no consumo e ajuda a explicar a perda de ritmo do varejo nos últimos quatro meses", comenta Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone.

 

Outro dado relevante abordado pela pesquisa se refere ao comércio digital, que registrou queda mensal de 12,9% contra o físico que apresentou baixa de 0,1%. No comparativo anual, o digital também teve retração de 13,1%, e o físico seguiu na mesma linha, com queda de 2,8%.

 

Em relação aos estados, o Rio Grande do Sul teve a maior queda (-8,2%), seguido por Rondônia (-5,5%), Rio Grande do Norte (-5,2%). Do outro lado da moeda, o Acre (2,1%), Pará (1,7%) e Goiás (1%) tiveram os avanços mais expressivos nas vendas.

COMPARTILHAR

Ícone Notícias relacionadas

Comentários

Ícone Envie seu comentário