ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10/05/2025
Supermercados e hipermercados são os únicos com evolução positiva em março
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/04/2025

Foto: Divulgação
O setor de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo teve um avanço de 2,2% nas vendas em março de 2025 – sendo o único do varejo que apresentou uma evolução positiva em relação a fevereiro.
O dado pertence ao IVS (Índice do Varejo Stone), que além da comparação mensal, também realiza uma análise anual dos resultados. Dentro desse segundo, o segmento que contempla o varejo alimentar apresentou queda de 1,3% vs março de 2024.
As vendas do comércio brasileiro como um todo apresentam uma retração de 1,6% vs fevereiro e de 1,8% na comparação com o mesmo período de 2024.
"As famílias estão mais endividadas. Esse aperto no orçamento, somado à inflação, tem pesado no consumo e ajuda a explicar a perda de ritmo do varejo nos últimos quatro meses", comenta Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone.
Outro dado relevante abordado pela pesquisa se refere ao comércio digital, que registrou queda mensal de 12,9% contra o físico que apresentou baixa de 0,1%. No comparativo anual, o digital também teve retração de 13,1%, e o físico seguiu na mesma linha, com queda de 2,8%.
Em relação aos estados, o Rio Grande do Sul teve a maior queda (-8,2%), seguido por Rondônia (-5,5%), Rio Grande do Norte (-5,2%). Do outro lado da moeda, o Acre (2,1%), Pará (1,7%) e Goiás (1%) tiveram os avanços mais expressivos nas vendas.
Notícias relacionadas

Preço continua sendo um dos maiores empecilhos na escolha por marcas sustentáveis

Mercearia impulsiona crescimento das vendas em abril

Crescimento de atacarejos é impulsionado pelo Mateus em 2024
