ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23/07/2025
Supermercados do RJ avançam pelo 2º mês seguido
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 23/07/2025

Foto: Adobe Stock
O setor supermercadista do Rio de Janeiro registrou crescimento real de 1,2% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE. O resultado já desconta os efeitos da inflação e marca o segundo mês consecutivo de alta, após o avanço de 3,8% em abril.
Enquanto o varejo fluminense como um todo apresentou retração de 0,9% no mês, os supermercados seguiram em trajetória oposta e ajudaram a conter a queda do setor no estado.
Para o presidente da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), Fábio Queiróz, os dados reforçam a solidez do segmento. “Já são 23 meses consecutivos em que crescemos mais que o varejo geral. Esse resultado mostra que os supermercados continuam sendo um motor importante da economia fluminense, mesmo em um cenário de consumo mais contido”, afirmou.
O consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, também comentou o desempenho do setor, destacando a dificuldade da base de comparação. “Em maio do ano passado, o setor já havia registrado uma expansão de 8,1%. Mesmo com essa base elevada de comparação, conseguimos avançar. Isso mostra a resiliência dos supermercados fluminenses em um cenário de desaceleração do consumo e retração em outros segmentos do varejo”, analisou.
No acumulado de janeiro a maio, os supermercados do estado cresceram 1,6% em termos reais. Embora o ritmo seja mais moderado em relação ao mesmo período de 2024 — quando o avanço foi de 6,4% — os resultados continuam positivos.
“O setor supermercadista continua sendo um pilar de sustentação do varejo fluminense. Em um cenário macroeconômico ainda desafiador, manter o crescimento, mesmo que em ritmo mais lento, já é uma vitória que devemos comemorar”, concluiu Queiróz.
Na comparação regional, o Rio de Janeiro teve o 2º melhor desempenho do Sudeste em maio, atrás apenas do Espírito Santo, que registrou alta de 2,4%.
Notícias relacionadas

Brasil puxa resultado da PepsiCo em alimentos e bebidas no 2º tri

Grupo assume 11 lojas do Nacional no RS

Com abertura em outubro, Asun transforma loja no RS com retrofit
