Supermercados devem representar 45% das vendas do varejo no NatalSA+ Ecossistema de Varejo

Sazonalidade Natal CNC Asserj

Supermercados devem representar 45% das vendas do varejo no Natal

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 05/12/2024

Adobe Stock - Natal - Carne congelada

Foto: Adobe Stock


O Natal deste ano deve movimentar R$ 31,7 bilhões em vendas dentro do varejo alimentar. Isso corresponde a 45% da movimentação financeira esperada para o varejo como um todo na época (R$ 69,7 bi), segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).


Dentre os principais motivos para esse alcance estão busca por itens típicos da Ceia, menores taxas de desemprego desde 2012 e aumento nos preços, uma vez que segundo o IPCA-15, a desvalorização cambial irá provocar um avanço de 8,3% nos preços dos alimentos em geral neste mês.


A pesquisa ainda verifica a expectativa de vendas por estado, e o Paraná e a Bahia são os com as maiores projeções de avanço nas vendas em relação a 2023, com incrementos de 5,1% e 3,6%, respectivamente. Apesar disso, São Paulo (R$ 20,96 bilhões), Minas Gerais (R$ 7,12 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 5,86 bilhões) e Rio Grande do Sul (R$ 4,77 bilhões) devem concentrar mais da metade (55,5%) das movimentações financeiras previstas pela CNC.


Supermercadistas do Rio de Janeiro preveem aumento de 20% nas vendas durante as festas de fim de ano


Em consonância com a expectativa de faturamento do varejo carioca durante a época, supermercadistas da região preveem um avanço de 20% nas vendas com as festas de fim de ano. Os dados são da ASSERJ e ainda demonstram que 27,6% dos consumidores planejam gastar mais de R$ 500 nas compras para a ceia.


O levantamento da Associação também indica quais são os itens típicos mais procurados: peru e chester, com 79,6%, seguidos por rabanadas (76%), panetones (72%) e bacalhau (45,2%).


Esses produtos também influenciam as vendas de outras categorias. Esse é o caso das bebidas, que representam em média 30% da cesta do cliente, hortifrúti (15%), frutas secas (5%) e sobremesas (10%). Para se ter uma ideia, a cerveja apareceu em 38,2% das respostas sobre itens mais procurados.

COMPARTILHAR
TAGS:Sazonalidade, Natal, CNC, Asserj
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Solidariedade no Natal Dia a Dia e IMS transformam vidas no Sol NascenteNatal Solidário

Solidariedade no Natal: Dia a Dia e IMS transformam vidas no Sol Nascente

Pesquisa revela hábitos na compra de panetonesPanetone

Pesquisa revela hábitos na compra de panetones

A nova campanha da Perdigão celebra o Chester como tradição natalinaChester Perdigão

A nova campanha da Perdigão celebra o Chester como tradição natalina

Ativação loja Prezunic CencosudFestas de fim de ano

Veja como varejistas estão alinhando as estratégias de trade com a sazonalidade do Natal

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados