Supermercados devem representar 45% das vendas do varejo no NatalSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eataly Brasil altera bandeira e passa a operar como dark kitchen

10/07/2025

NEWSLETTER

Supermercados devem representar 45% das vendas do varejo no NatalSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Sazonalidade Natal CNC Asserj

Supermercados devem representar 45% das vendas do varejo no Natal

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 05/12/2024

Adobe Stock - Natal - Carne congelada

Foto: Adobe Stock


O Natal deste ano deve movimentar R$ 31,7 bilhões em vendas dentro do varejo alimentar. Isso corresponde a 45% da movimentação financeira esperada para o varejo como um todo na época (R$ 69,7 bi), segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).


Dentre os principais motivos para esse alcance estão busca por itens típicos da Ceia, menores taxas de desemprego desde 2012 e aumento nos preços, uma vez que segundo o IPCA-15, a desvalorização cambial irá provocar um avanço de 8,3% nos preços dos alimentos em geral neste mês.


A pesquisa ainda verifica a expectativa de vendas por estado, e o Paraná e a Bahia são os com as maiores projeções de avanço nas vendas em relação a 2023, com incrementos de 5,1% e 3,6%, respectivamente. Apesar disso, São Paulo (R$ 20,96 bilhões), Minas Gerais (R$ 7,12 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 5,86 bilhões) e Rio Grande do Sul (R$ 4,77 bilhões) devem concentrar mais da metade (55,5%) das movimentações financeiras previstas pela CNC.


Supermercadistas do Rio de Janeiro preveem aumento de 20% nas vendas durante as festas de fim de ano


Em consonância com a expectativa de faturamento do varejo carioca durante a época, supermercadistas da região preveem um avanço de 20% nas vendas com as festas de fim de ano. Os dados são da ASSERJ e ainda demonstram que 27,6% dos consumidores planejam gastar mais de R$ 500 nas compras para a ceia.


O levantamento da Associação também indica quais são os itens típicos mais procurados: peru e chester, com 79,6%, seguidos por rabanadas (76%), panetones (72%) e bacalhau (45,2%).


Esses produtos também influenciam as vendas de outras categorias. Esse é o caso das bebidas, que representam em média 30% da cesta do cliente, hortifrúti (15%), frutas secas (5%) e sobremesas (10%). Para se ter uma ideia, a cerveja apareceu em 38,2% das respostas sobre itens mais procurados.

COMPARTILHAR
TAGS:Sazonalidade, Natal, CNC, Asserj
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

VinhoSazonalidade

Inverno 2025: confira as ações da Coop, Oxxo, Assaí, Dom Atacadista e Pague Menos

Pão de Açúcar - Dia dos NamoradosSazonalidade

GPA aposta no simples como estratégia de trade para o Dia dos Namorados

PáscoaSazonalidade

Mais da metade dos consumidores pretendem gastar até R$ 150 nos supermercados cariocas para o Dia dos Namorados

Dia das mães - Adobe StockSazonalidade

Alimentos são os principais responsáveis pelo avanço da cesta de Dia das Mães

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados