SP registra abertura de mais de 4 mil lojas de varejo alimentar em 2024SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pequeno varejo aposta em fidelização e crédito para enfrentar concorrência

30/10/2025

NEWSLETTER

SP registra abertura de mais de 4 mil lojas de varejo alimentar em 2024SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pesquisa Apas Crescimento São Paulo

SP registra abertura de mais de 4 mil lojas de varejo alimentar em 2024

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 30/04/2025

Dalben - Hortifrúti

Dalben Supermercados. Foto: Adobe Stock

 

Em 2024, foram abertas 4.023 lojas de varejo alimentar no estado de São Paulo, contra o fechamento de 1.355 – um saldo positivo de 2.668 comércios. A capital, junto de Guarulhos e Campinas, foram as regiões com o maior número de inaugurações. Em contrapartida, São Paulo e Campinas lideram as cidades com maiores fechamentos. 

 

Os dados foram levantados pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) e também demonstram que o faturamento do setor cresceu 3% durante o período, alcançando um total de R$ 328 bilhões. Segundo a associação, esse resultado reflete a retomada da atividade econômica, reorganização do consumo das famílias e uma expansão significativa no número de estabelecimentos e na geração de empregos. 

O varejo alimentar responde por 9,7% do PIB paulista. 

Em relação ao último fator, o setor criou 22.000 novas vagas em 2024, sendo 75% delas ocupadas por mulheres. Atualmente, o setor emprega cerca de 690.000 pessoas no estado, com 34.000 vagas disponíveis.


COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, Apas, Crescimento, São Paulo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Redes regionaisConsumo

Apostas online absorvem 13% do valor destinado à alimentação no 2º trimestre

AdobeStock_79866587Missão de Compra

Decisões de compra nos supermercados ocorrem em menos de 10 segundos

Adobe StockPesquisa

Mais de 60% da Geração Z e Millenials estão propensos a aumentar os gastos com marcas que investem em estratégias de personalização

promoçõesConsumo

Classes AB aumentam em 9 p.p. a busca por promoções e diminuem o volume de unidades

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados