Atacarejos podem deter 29% das ofertas do varejo alimentar em 2025SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eataly Brasil altera bandeira e passa a operar como dark kitchen

11/07/2025

NEWSLETTER

Atacarejos podem deter 29% das ofertas do varejo alimentar em 2025SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ConsumoAtacarejoShopping Brasil

Atacarejos podem deter 29% das ofertas do varejo alimentar em 2025

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 18/06/2025

Fort Atacadista - Novo Hamburgo

Fort Atacadista do Grupo Pereira. Foto: Divulgação 


A participação do atacarejo no total de ofertas veiculadas ao consumidor deve alcançar 29% em 2025, segundo projeção baseada nos dados do primeiro trimestre do ano, divulgados pela Shopping Brasil. O número representa um novo recorde para o canal, que em 2021 respondia por 12% das promoções no varejo e, em 2024, já havia alcançado 28%.


A evolução ocorre em um cenário de mudanças na distribuição das ofertas entre os canais de venda. A Shopping Brasil aponta o cash & carry como o modelo com maior crescimento.


Apesar do sortimento mais enxuto que supermercados e hipermercados, o atacarejo concentra hoje 49,3% das vendas em valor no varejo alimentar brasileiro, de acordo com dados da NIQ.


Renata Ribeiro Gonzalez, diretora comercial e de marketing da Shopping Brasil, destaca que o impacto de cada promoção no canal é significativo.

“Cada oferta publicada por um atacarejo tem potencial de conversão altíssimo, especialmente porque a jornada de compra no canal ainda é, majoritariamente, presencial. Isso reforça o papel das ofertas como gatilhos de tráfego e decisão dentro da loja física”, afirma Renata Ribeiro Gonzalez, diretora comercial e de marketing da Shopping Brasil.

No primeiro bimestre do ano, o cash & carry registrou o maior crescimento entre os canais monitorados, com alta de 13,9% nas vendas em valor em comparação ao mesmo período do ano anterior.


Outro movimento observado é a diversificação dos produtos promovidos. O canal tem ampliado a presença de itens perecíveis, como frutas, legumes, carnes e aves, numa estratégia voltada a aumentar a frequência das visitas às lojas e atender também às compras do cotidiano.


“Esse movimento reafirma que as ofertas não são apenas um recurso tático de preço: elas são parte da estratégia de construção de mercado, fidelização e diferenciação”, explica Minory Wakabayashi, CEO da Shopping Brasil.

COMPARTILHAR
TAGS:Consumo,Atacarejo,Shopping Brasil
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockConsumo

Super e hipermercados registram queda de 4,3% nas vendas em junho

Claudia VilhenaEvento

CMO do Carrefour e Sam’s é presença confirmada no Trade Connection

1º semestre é marcado por queda no volume das vendas e aumento de quase 6% no faturamentoConsumo

1º semestre é marcado por queda no volume das vendas e aumento de quase 6% no faturamento

AssaíPesquisa

Assaí e Atacadão impulsionam crescimento em mesmas lojas entre os atacarejos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados