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Seara, Coca-Cola e Itambé lideram ranking de engajamento com o consumidor

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/04/2025

Seara

Foto: Divulgação 

 

A Seara foi a marca com o melhor engajamento com o consumidor em março deste ano, levando uma pontuação de 95. Isso foi alcançado por meio da quantidade de shoppers que compraram os produtos vs o total do mercado, e o quanto os clientes da categoria gastaram com os itens da marca.

 

Logo em seguida aparece a Coca-Cola com 94,1 pontos e desempenho fortalecido pela sua capacidade de fidelização, mantendo seus consumidores altamente engajados. Já na terceira posição, a Itambé obteve uma pontuação de 93,2, destacando-se pelo maior índice de presença no total de compras das categorias em que atua

 

Os dados pertencem ao índice da BES (Brand Engagement Score), desenvolvido pela Rock Encantech, e divulgado entre os dias 10 e 15 de todo mês. Segundo André Penariol, CEO da Conecta da Rock Encantech, o BES foi criado para suprir uma lacuna no varejo, que muitas vezes não dispõe de indicadores objetivos para medir o engajamento do público com marcas específicas. “Juntas, as informações da ferramenta são capazes de promover um monitoramento preciso e em tempo real do impacto das ações das empresas nos clientes, dando lugar a conexões reais”, afirma. 

 

Penariol ainda destaca que o indicador pode ser um grande aliado para que as marcas tomem decisões proativas. “Entendendo os movimentos do shopper, é possível antecipar tendências e identificar pontos de melhoria rapidamente, o que assegura um bom Retorno Sobre o Investimento (ROI) das estratégias colocadas em prática”, complementa.

 

A pesquisa leva em consideração quatro métricas: 

 

Share of Wallet - fatia do gasto do consumidor dentro de uma categoria destinada a uma marca específica


Share of Shoppers - representa a proporção de consumidores que compram de determinada marca dentro da categoria


Share of Frequency - analisa a frequência com que os consumidores escolhem uma marca ao longo do tempo


Retenção - avalia a fidelização dos clientes e sua permanência na base da marca

 

Confira o top 10 de marcas e suas respectivas pontuações do BES de março: 

 

  • Seara 95,04
  • Coca-Cola 94,06
  • Itambé 93,17
  • Sadia 91,90
  • Colgate 91,89
  • Ypê 91,30
  • Italac 90,69
  • Piracanjuba 89,85
  • Yoki 89,73
  • Nestlé 88,90

 

Personalização e cliente no centro

 

A novidade da Rock Encantech responde a uma das principais demandas do varejo moderno: a necessidade de usar dados para personalizar as estratégias de engajamento. Para se ter uma ideia, dados da pesquisa “Radar da Transformação Digital no Varejo – Brasil 2024”, da BIP, indicam que 83% dos varejistas reconhecem a necessidade de aprimorar o uso de dados da jornada e do feedback dos clientes.

“Com o avanço tecnológico e o aumento das opções de compra, o consumidor espera interações mais personalizadas e relevantes”, afirma Penariol. “Ferramentas como o BES permitem que as empresas estruturem estratégias comerciais mais assertivas, baseadas no real comportamento de consumo, promovendo a retenção e o crescimento sustentável da marca

Estudos da consultoria McKinsey & Company reforçam essa tendência: a personalização avançada pode aumentar as receitas de uma empresa em até 15%, além de melhorar a eficiência da área de marketing em 30%. 

 

Diante disso, o executivo ressalta o impacto do uso da tecnologia e da inteligência de dados pelo varejo: “Nenhuma marca se destaca sem tomar decisões apoiadas em dados. Hoje, o uso inteligente da tecnologia é o que permite às empresas entenderem quem são as pessoas por trás das compras e como influenciá-las de forma estratégica”, conclui.
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TAGS:Indústria,Seara,Coca-Cola, Itambé, Pesquisa,Rock Encantech,Pesquisa
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