ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Salgadinhos: entenda as diferenças da jornada de compras nos supermercados e nos atacarejos
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR PepsiCo
EM 10/06/2024

Para 50% dos shoppers, a praticidade é um atributo fundamental na escolha da loja para comprar Salgadinhos, de acordo com pesquisa encomendada pela PepsiCo e realizada pela Mega Research. Isso envolve proximidade, agilidade e facilidade. O segundo quesito mais citado (39%) são as oportunidades de preço, afinal muitos consumidores se mantêm atentos a mudanças de preço e se dirigem aos PDVs nos quais sabem previamente que encontrarão promoções. O terceiro fator mais relevante – citado por 30% dos entrevistados – é a disponibilidade de produtos no mix. Vale lembrar que a jornada de compras agora envolve etapas dentro e fora da loja e, com isso, parte do público conhece as marcas, a variedade e a qualidade dos produtos vendidos em cada lugar. Tudo isso pesa na decisão de onde comprar.
Supermercados
Quando a opção é pelo formato supermercado, os shoppers costumam dedicar mais tempo para explorar a loja, se deixando guiar pelas informações/comunicações visuais que encontram. Isso não quer dizer que percorrem a loja toda, portanto áreas de alto fluxo, como o corredor central e as proximidades da entrada, seguem sendo fundamentais para pontos extras de Salgadinhos.
Nesse canal, a busca é por variedade. Os shoppers ficam atentos à comunicação da marca, sorteios, promoções e outras ações. Isso pode transformar, inclusive, sua missão inicial em compras de oportunidade.
Os Salgadinhos em embalagens pequenas e médias devem ter um peso importante no mix, pois atendem um público atraído pela indulgência, comportamento comum nos supermercados.
Atacarejos
Já no cash & carry a compra tende a ser mais racional. Quem vai até lá sabe o que quer comprar e conhece os corredores em que esses produtos estão expostos. A busca é por uma compra ágil e prática, porque a principal missão de compra é o abastecimento.
O shopper vai ao atacarejo, porque sabe que encontrará bons preços e promoções. Valoriza, também, os horários amplos de atendimento e o fato de, atualmente, ter sempre uma filial próxima.
Consumidores que frequentam o canal atacarejo gostam de encontrar Salgadinhos saborosos e práticos para desfrutar assistindo a filmes ou vídeos na internet, por exemplo. Nesse formato predominam os tamanhos grandes e extragrandes. Outra característica é que os gastos na categoria são ligeiramente superiores à média.
LEIA TAMBÉM:
Saiba onde acontecem as compras de Salgadinhos e conheça os 4 perfis de shopper
Jornada de Compras do shopper passa a ter 7 momentos. Confira quais são!
Notícias relacionadas

Pesquisa revela tendências de compras para esse fim de ano

Brasileiros priorizam itens orgânicos e sustentáveis neste fim de ano

Conheça as 3 principais ocasiões de consumo de Salgadinhos no Verão
