Salgadinhos: entenda as diferenças da jornada de compras nos supermercados e nos atacarejosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

21/02/2025

NEWSLETTER

Salgadinhos: entenda as diferenças da jornada de compras nos supermercados e nos atacarejosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

SalgadinhosPepsiCo Snacks Jornada de Compras

Salgadinhos: entenda as diferenças da jornada de compras nos supermercados e nos atacarejos

POR SA+ Branded Content

PATROCINADO POR PepsiCo

EM 10/06/2024

Consumidora de Lays

Para 50% dos shoppers, a praticidade é um atributo fundamental na escolha da loja para comprar Salgadinhos, de acordo com pesquisa encomendada pela PepsiCo e realizada pela Mega Research. Isso envolve proximidade, agilidade e facilidade. O segundo quesito mais citado (39%) são as oportunidades de preço, afinal muitos consumidores se mantêm atentos a mudanças de preço e se dirigem aos PDVs nos quais sabem previamente que encontrarão promoções. O terceiro fator mais relevante – citado por 30% dos entrevistados – é a disponibilidade de produtos no mix. Vale lembrar que a jornada de compras agora envolve etapas dentro e fora da loja e, com isso, parte do público conhece as marcas, a variedade e a qualidade dos produtos vendidos em cada lugar. Tudo isso pesa na decisão de onde comprar.


Supermercados
Quando a opção é pelo formato supermercado, os shoppers costumam dedicar mais tempo para explorar a loja, se deixando guiar pelas informações/comunicações visuais que encontram. Isso não quer dizer que percorrem a loja toda, portanto áreas de alto fluxo, como o corredor central e as proximidades da entrada, seguem sendo fundamentais para pontos extras de Salgadinhos.
Nesse canal, a busca é por variedade. Os shoppers ficam atentos à comunicação da marca, sorteios, promoções e outras ações. Isso pode transformar, inclusive, sua missão inicial em compras de oportunidade.
Os Salgadinhos em embalagens pequenas e médias devem ter um peso importante no mix, pois atendem um público atraído pela indulgência, comportamento comum nos supermercados.


Atacarejos
Já no cash & carry a compra tende a ser mais racional. Quem vai até lá sabe o que quer comprar e conhece os corredores em que esses produtos estão expostos. A busca é por uma compra ágil e prática, porque a principal missão de compra é o abastecimento.
O shopper vai ao atacarejo, porque sabe que encontrará bons preços e promoções. Valoriza, também, os horários amplos de atendimento e o fato de, atualmente, ter sempre uma filial próxima.
Consumidores que frequentam o canal atacarejo gostam de encontrar Salgadinhos saborosos e práticos para desfrutar assistindo a filmes ou vídeos na internet, por exemplo. Nesse formato predominam os tamanhos grandes e extragrandes. Outra característica é que os gastos na categoria são ligeiramente superiores à média.


LEIA TAMBÉM:
Saiba onde acontecem as compras de Salgadinhos e conheça os 4 perfis de shopper


Jornada de Compras do shopper passa a ter 7 momentos. Confira quais são!

COMPARTILHAR
TAGS:Salgadinhos,PepsiCo, Snacks, Jornada de Compras
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Pesquisa revela tendências de compras para esse fim de anoCompras de Fim de Ano

Pesquisa revela tendências de compras para esse fim de ano

Brasileiros priorizam itens orgânicos e sustentáveis ​​neste fim de anoConsumo Sustentável no Brasil

Brasileiros priorizam itens orgânicos e sustentáveis ​​neste fim de ano

Consumidora de SalgadinhoSalgadinhos

Conheça as 3 principais ocasiões de consumo de Salgadinhos no Verão

Conheça os dois fatores que mais influenciam a compra por impulso de SalgadinhosSalgadinhos

Conheça os dois fatores que mais influenciam a compra por impulso de Salgadinhos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados