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22/02/2025
Saiba como melhorar a exposição de Destilados e aumentar a rentabilidade do m² da sua loja
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Diageo
EM 21/02/2025

As bebidas destiladas estão entre os produtos com maior rentabilidade no varejo brasileiro, mas os resultados podem ser ainda mais expressivos com adaptações simples na execução.
Um grande esforço de desenvolvimento de destilados nos supermercados tem sido capitaneado pela Diageo, presente em todas as categorias, com marcas importantes como Johnnie Walker, Old Parr, Smirnoff, Tanqueray, Baileys, Gordon's e Ypióca.
Estudos da área de Desenvolvimento de Categoria observaram que o sell-out e a penetração avançam quando o varejo implanta o “mundo dos alcoólicos”, ou seja, aproxima os pontos naturais de bebidas destiladas, vinhos e cervejas em espaço único.
É o que a Diageo tem feito por meio de estratégias como o gerenciamento por categorias, que vem transformando o layout do ponto natural ao considerar, primordialmente, as ocasiões de consumo, primeiro critério da árvore de decisão do shopper.
Tudo isso por meio do estímulo a uma navegação mais lenta e curiosa, com muita informação e sugestões de preparos, sempre com uma comunicação visual educativa, pensada para facilitar as escolhas do shopper durante sua jornada de compras, possibilitando que o varejo amplie vendas e rentabilidade.
Para aumentar a presença das bebidas destiladas no carrinho de compras do shopper, essa mesma lógica começa a ser aplicada aos pontos secundários de exposição, impactando o público em diferentes momentos da jornada no PDV.
O racional que norteia o planograma recomendado para o ponto natural serve de base para definição de pontos, entre os quais: Whisky Johnnie Walker na Seção de açougue; Whisky Old Parr no Cantinho do Churrasco; Vodca Smirnoff no Setor de hortifrútis, em especial próxima das frutas utilizadas em caipirinhas; Gin Tanqueray perto dos queijos especiais e Bebidas Prontas (Ready to drink) junto às cervejas premium.
Além dessas orientações específicas para buscar convergência entre as ocasiões de consumo, vale lembrar que o corredor central da loja, com seu alto fluxo, é outro ponto importante para ponto-extra de destilado, a exemplo de produtos presenteáveis nos dias que antecedem datas comemorativas.
Sempre com foco em vislumbrar novas oportunidades de impulsionar as vendas, recentemente a área de GC da Diageo testou a ideia disruptiva de expor whiskys no checkstand. Parecia ousadia demais para esse local de alta visibilidade, mas muito associado ainda a itens de baixo desembolso. Porém, o sucesso foi tanto que, hoje o projeto está em curso em outras redes varejistas das regiões Nordeste e Sul. É uma possibilidade a mais de ampliar a conversão de compra.
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