Plataforma com promoções o ano todo elevou sell out em 10%, vencendo Prêmio Top Trade de Experiência do Shopper
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/12/2024
Foto: Vugulu
Quase 1 milhão de consumidores cadastrados e aumento de 10% no sell em produtos-alvo das promoções. Esses são alguns resultados alcançados pela plataforma Bauducco Todo Dia, que opera durante o ano todo, seguindo um calendário promocional segmentado por ondas, que acontecem a cada dois meses e consistem em ações temáticas tendo produtos específicos como foco.
Com os resultados alcançados por essa estratégia, a Bauducco foi a campeã do Prêmio Top Trade na categoria Experiência do Shopper – a empresa já havia vencido em Calendário Promocional e Merchandising. Outros benefícios alcançados foram estar sempre entre as três promoções mais acessadas a cada mês, de acordo com o site Portal da Promo, e contribuir para a marca se transformar em Top of Mind quando o assunto é iniciativa promocional. Acompanhe para entender mais sobre o case:
Contexto
A Bauducco sempre buscou sedimentar a execução como um dos seus pilares fundamentais. A expertise foi desenvolvida a partir do desafio do seu principal produto sazonal, o panetone, cuja categoria não conta com um espaço natural nas lojas. Dessa forma, a cada ano é preciso criar pontos extras, que servem tanto para expor estrategicamente esses itens quanto para sua armazenagem.
Segundo Eduardo Abritta, diretor de trade marketing da
empresa, ao longo dos seus 70 anos, a fabricante viu seu portfólio se
diversificar, consolidando a liderança da marca também em biscoitos e no
segmento de padaria.
“A expertise em execução é aplicada em todo o portfólio, com produtos ganhando visibilidade por meio de planogramas, que transformam as gôndolas em uma parede amarela, promovendo a frontalização dos itens com o uso de caixas de embarque como expositores. Isso além de uma ampla gama de materiais de merchandising e do apoio da nossa equipe de promotores”, explica o executivo.
Oportunidade
A indústria avaliou que existia espaço para avançar na padronização da execução de forma nacional, focando em ativação de produtos estratégicos. Outro aspecto importante era intensificar as ações de engajamento nas lojas, elevando o sell out.
Foi nesse contexto que nasceu o Bauducco Todo Dia (BTD). A cada onda, marcada por um período específico de tempo, o consumidor cadastrava os produtos da marca adquiridos para acumular pontos.
A partir disso, ele concorria a prêmios instantâneos toda semana, além de outro maior no final do período. Alguns produtos, pela sua importância, permitiam dobrar a pontuação. .
As ondas eram divulgadas por meio de materiais de merchandising nas lojas e de conteúdos nas redes sociais da Bauducco e dos parceiros.
Desafios
Cultura interna foi um dos aspectos mudados enfrentados para a implementação do Bauducco Todo Dia.
“A padronização do calendário promocional exigiu o engajamento das equipes regionais, que anteriormente tinham autonomia para definir os produtos foco localmente”, explica Abritta.
Outro desafio foi a criação de uma plataforma de gerenciamento de promoções, em colaboração com uma agência externa para o desenvolvimento do site, infraestrutura de dados e gestão dos sorteios e premiações.
Benefícios
Segundo a empresa, a iniciativa gerou vantagens para todos. O consumidor teve a oportunidade de concorrer a prêmios, como dinheiro e viagens internacionais, enquanto o varejista envolvido aumentou as vendas e contou com um serviço diferenciado para seu público. Já a Bauducco conseguiu padronizar o calendário promocional nacionalmente, garantindo visibilidade às linhas estratégicas, além de estreitar o relacionamento com seus consumidores.