Pesquisa revela tendências de compras para esse fim de anoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Frutap, a marca que agrega valor na gôndola, incentiva o sell-out com promoção que envolve Ana Maria Braga e Patati Patatá

18/09/2025

NEWSLETTER

Pesquisa revela tendências de compras para esse fim de anoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Compras de Fim de AnoTendências de Consumo 2024 Inteligência Artificial no Varejo Popularidade dos Gift Cards

Pesquisa revela tendências de compras para esse fim de ano

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 23/12/2024

Pesquisa revela tendências de compras para esse fim de ano

Foto: Divulgação


Os brasileiros estão mais otimistas para as compras de fim de ano em 2024, com previsão de gastar 27% a mais em presentes em comparação a 2023, segundo pesquisa da Blackhawk Network Brasil. O valor médio estimado é de R$ 1.365,00 por consumidor.

Embora o orçamento tenha crescido, a cautela é evidente: 40% dos planejados adotaram um comportamento econômico, buscando produtos em promoção (52%) ou marcas mais acessíveis (42%). A pesquisa destacou que 70% são motivados a comprar por promoções e 52% por ofertas divulgadas em redes sociais.

Outra tendência marcante é o uso da Inteligência Artificial no planejamento. Entre os consumidores da Geração Z, 73% afirmaram que utilizarão o IA para encontrar preços melhores, gerar ideias criativas ou personalizar presentes. Entre as gerações mais velhas, 54% também planejam usar essas ferramentas.

Os cartões-presente seguem em alta, com 83% dos entrevistados interessados ​​em adquiri-los para o fim de ano. Este produto representa até 50% dos gastos planejados, especialmente por sua praticidade e segurança. “O gift card oferece liberdade ao ser apresentado e é uma opção flexível e segura, além de ser mais fácil de enviar”, afirma Fernanda Carbonari, diretora administrativa da Blackhawk Network Brasil.


COMPARTILHAR
TAGS:Compras de Fim de Ano,Tendências de Consumo 2024 ,Inteligência Artificial no Varejo ,Popularidade dos Gift Cards
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - mercearia docePesquisa

Efeito Ozempic: usuários do medicamento reduzem compra de alimentos saudáveis e aumentam indulgência

Workshop Trade - Santa CatarinaEvento

Workshop Trade leva insights valiosos para Santa Catarina

NRF Paris 2025Varejo Internacional

NRF Paris 2025: O que esperar da estreia europeia do Retail’s Big Show

Adobe StockEstratégia

IA redefine jornada de compra online e acelera estratégias do varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados