Pesquisa revela fatores que influenciam o consumo de alimentosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gomes da Costa lança nova Sardinha com Molho de Tomate de Sabor Caseiro para melhorar a experiência do consumidor e turbinar o giro nas gôndolas

01/10/2025

NEWSLETTER

Pesquisa revela fatores que influenciam o consumo de alimentosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Consumo Alimentar VarejoPesquisa de Mercado MindMiners

Pesquisa revela fatores que influenciam o consumo de alimentos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/03/2025

Pesquisa MindMiners

Foto: Divulgação


O mais recente estudo da MindMiners, realizado com 2.000 consumidores de diferentes regiões do Brasil, revela tendências essenciais para o varejo alimentar. Segundo a pesquisa, os principais critérios na escolha de alimentos e bebidas são preço (68%) e sabor (64%), evidenciando que a relação custo-benefício é determinante no momento da compra.

Além disso, 61% dos consumidores afirmam ter evitado algum produto devido ao alto custo, como a carne vermelha liderando a lista dos itens mais impactados pela inflação (45%), seguida por queijos e laticínios (15%), azeite (14%) e bebidas alcoólicas (12%).

O levantamento também destacou mudanças no comportamento de consumo. Embora o varejo físico ainda domine as compras de alimentos (87%), os aplicativos vêm ganhando espaço no segmento de bebidas, com 28% dos consumidores já utilizando esse canal.

Quando se trata da alimentação no dia a dia, 76% das pessoas preparam refeições em casa durante a semana, principalmente para economizar e ter mais controle sobre a alimentação. No entanto, aos finais de semana, a entrega cresce de 4% para 11%, diminuindo maior busca por conveniência e indulgência.

Os dados reforçam a necessidade de estratégias que equilibrem preço e valor agregado, além de oportunidades para fortalecer canais digitais e explorar novas abordagens promocionais no varejo


COMPARTILHAR
TAGS:Consumo Alimentar ,Varejo,Pesquisa de Mercado, MindMiners
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

panetonesNatal

Atacarejo lidera entrada de novos consumidores de panetones e eleva em 5 p.p. sua participação na venda dos itens

RupturaConsumo

Ruptura nos supermercados chega a 13,1% em agosto

Corredor de supermercado - adobe stockConsumo

88% dos lares no Brasil já frequentam atacarejos

Adobe Stock CheckoutsPesquisa

Má gestão do dinheiro em espécie pode representar prejuízo de até R$ 7,5 bi para o varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados