Pernod Ricard aposta no desenvolvimento de whisky single malt no BrasilSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pernod Ricard aposta no desenvolvimento de whisky single malt no Brasil

08/08/2025

NEWSLETTER

Pernod Ricard aposta no desenvolvimento de whisky single malt no BrasilSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pernod RicardDestiladosUísqueWhisky Bebidas

Pernod Ricard aposta no desenvolvimento de whisky single malt no Brasil

POR SA+ Branded Content

PATROCINADO POR Pernod Ricard

EM 08/08/2025

Pedro Lobo, diretor comercial da Pernod Ricard

O single malt é um tipo de whisky feito por uma única destilaria, usando apenas cevada maltada. Ele é destilado em alambiques de cobre e precisa envelhecer por pelo menos três anos em barris de carvalho; embora, na prática, esse tempo geralmente seja bem maior. Diferente dos blends, que misturam uísques de várias destilarias e até de diferentes regiões, o single malt carrega um perfil mais puro e artesanal, valorizando a origem e o cuidado na produção.


Maturado em barricas de carvalho europeu e americano, The Glenlivet 12 Anos revela aromas vibrantes de frutas tropicais, como abacaxi, combinados a notas florais e toques de baunilha. No paladar, destaca-se pela textura macia e pelas camadas de pêssego, pera e nuances doces, com um final marcado por marzipã e avelã fresca.


Já consolidado em mercados internacionais, o rótulo acaba de estrear no Brasil como introdução ao universo dos single malts e reforça a identidade da marca no país. O mercado brasileiro vem demonstrando crescente interesse por whiskies com identidade e complexidade, refletindo o avanço da cultura dos single malts no país. Com o Brasil já consolidado entre os cinco maiores mercados globais da categoria, a chegada do The Glenlivet 12 anos reforça o compromisso da marca em ampliar seu portfólio e se conectar com um público cada vez mais exigente.


Convidamos o diretor de vendas da Pernod Ricard, Pedro Lobo, para contar mais detalhes sobre esse lançamento. Confira a entrevista exclusiva:


A chegada de The Glenlivet 12 Anos traz uma nova proposta para o consumidor brasileiro. Na sua visão, quais são os principais desafios e oportunidades para os Single Malts no Brasil?


Pedro Lobo: O mercado de single malts já é uma realidade em muitos países com perfis de consumo parecidos com o Brasil e tem aumentado cada vez mais sua relevância. O crescimento da categoria e de whisky premium abrem uma porta oportuna e estratégica no Brasil, como um dos maiores mercados consumidores, e há um espaço significativo para a introdução e consolidação de single malts no país. A nova geração de consumidores (em especial jovens e também mulheres), busca experiências sensoriais únicas e produtos exclusivos, características típicas dos singles malts. Esse perfil está mais disposto a investir em bebidas de qualidade superior.


O consumidor mudou - está mais exigente e aberto a novas experiências. Como essa mudança influencia as estratégias comerciais de produtos ainda pouco explorados, muitas vezes com percepção de preços inacessíveis?


Pedro Lobo: O consumidor está mais conectado, mais bem informado e, acima de tudo, mais exigente. Isso significa que não basta ter um produto de alta qualidade, é preciso entregar valor percebido em cada ponto de contato. Do ponto de vista comercial, isso se traduz em estratégias mais segmentadas, canais especializados e parcerias que valorizem a apresentação do produto no ponto de venda. Vale também reforçar que a Pernod Ricard se preocupa em trazer um portfólio que atenda aos mais variados perfis e que seja acessível para os consumidores também em relação ao preço.


Em um mercado como o de destilados, as novidades são essenciais. Como equilibrar lançamentos que exploram a inovação, como bebidas saborizadas, com produtos mais clássicos e sofisticados, a exemplo de um Single Malt?


Pedro Lobo: Hoje, inovar é essencial para manter a marca relevante e atrativa, especialmente em um mercado tão competitivo como o de bebidas. Produtos sofisticados e novas experiências ajudam a conectar com um público mais jovem e aberto à experimentação. Mas é fundamental equilibrar essa inovação com o fortalecimento de categorias clássicas, como os single malts, que carregam tradição, qualidade e autenticidade. Nossa estratégia é clara: diversificar o portfólio sem perder coerência. Enquanto os lançamentos inovadores geram curiosidade e trazem novos consumidores, os produtos sofisticados reforçam nosso posicionamento premium. É esse equilíbrio que nos permite crescer de forma sustentável, gerando valor para o consumidor e para os nossos parceiros varejistas.


Na sua visão, como o varejo pode ser um aliado na missão de gerar valor e construir a percepção premium das marcas junto ao consumidor?


Pedro Lobo: O varejo deve ser visto como um parceiro estratégico para dar visibilidade ao produto e reforçar seu posicionamento no ponto de venda. Quando bem executado, ele conecta a marca ao público certo, no momento certo. No caso dos single malts, há um papel fundamental na construção da percepção de valor: desde o posicionamento nas gôndolas até a ativação de experiências que transmitam sofisticação, sendo também opções acessíveis para os mais variados momentos de consumo. Ações bem planejadas ajudam não só a impulsionar vendas, mas também a consolidar a imagem premium da marca junto ao consumidor final.


Para as redes varejistas, quais os benefícios de incluir os single malts no mix, em especial The Glenlivet 12 Anos?


Pedro Lobo: Para o varejo também é bastante interessante ter esse tipo de produto sendo comercializado nas suas lojas, porque é uma categoria que cresce acima do mercado de destilados e consequentemente de bebidas alcóolicas, e é porta de entrada também para o público mais jovem que busca consumir melhores produtos. The Glenlivet 12 Anos é um produto também com preço mais acessível, quando comparado a outros singles malts no portfólio de luxo.


O mercado de destilados no geral vive um momento vibrante, mas desafiador. Que conselho ou mensagem você deixa para quem trabalha no desenvolvimento da categoria, seja no varejo, na distribuição ou na indústria?


Pedro Lobo: De fato, o mercado de destilados vive um momento vibrante, com mais variedade, consumidores mais curiosos e maior abertura para produtos premium e inovadores. Mas esse cenário também exige foco, consistência e inteligência comercial.
Para quem atua no desenvolvimento da categoria, o maior conselho é: entenda profundamente o seu consumidor e o papel de cada produto dentro do portfólio. Equilibrar inovação e tradição, como no caso dos single malts e demais novidades no segmento, é uma estratégia que precisa de planejamento, execução cuidadosa e muita sinergia entre indústria, varejo e distribuição.


Por fim, o que mais os varejistas podem esperar em termos de experiência com o lançamento de The Glenlivet 12 e a extensão do portfólio da marca?


Pedro Lobo: Temos um plano de lançamento robusto começando por um preço de single malt de altíssima qualidade e acessível aos shoppers, um enxoval de materiais de comunicação completo e que proporcionem boas experiências do produto no PDV. Nosso objetivo é que a venda desses produtos seja totalmente incremental, pois eles trazem propostas diferentes de consumo quando comparamos com os whiskies blended que já são mais desenvolvidos no mercado brasileiro.


Conheça toda a linha The Glenlivet

COMPARTILHAR
TAGS:Pernod Ricard,Destilados,Uísque,Whisky, Bebidas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock  - CervejasIndústria

Cervejas sem álcool apresentam aumento de 200% nas vendas no Brasil

estratégias de outono segundo a heinekenBebidas

Quais estratégias de Trade Marketing adotar no Outono, segundo a HEINEKEN

consumo de vinhosBebidas

Campanha de Dia do Consumidor da Wine inclui oferta de vinhos por R$ 1

33% dos consumidores compram cerveja semanalmente no varejo alimentarOpinion Box

33% dos consumidores compram cerveja semanalmente no varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados