08/10/2025
Destilados perdem espaço nas ofertas e redes deslocam foco para cervejas e vinhos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/10/2025

Foto: Adobe Stock
Anúncios de destilados em campanhas de varejo alimentar caíram de 20,7% na segunda semana de setembro para 19,9% na última semana do mês, chegando a 17,2% na primeira semana de outubro, segundo a Shopping Brasil.
O movimento ocorre após relatos de bebidas adulteradas com metanol no país. No mesmo período, cervejas alcoólicas subiram de 25,6% para 27% e vinhos, espumantes e fermentados avançaram de 16,9% para 17,4%.
A leitura da empresa é que varejistas recalibraram comunicação e sortimento diante da confiança do consumidor. Para Renata Gonzalez, sócia e diretora Comercial da Shopping Brasil, “os episódios recentes envolvendo a adulteração de bebidas provocaram uma retração nas ações promocionais deste segmento”, ao passo que outras categorias alcoólicas ganharam espaço nas ofertas.
Um evantamento da Asserj indica que 26,9% dos consumidores do RJ pretendem manter as compras normalmente; 38,8% seguirão adquirindo, mas com maior atenção à marca e procedência; 28,4% consideram o supermercado de confiança o local mais seguro; e 14,9% afirmam que comprarão apenas marcas e rótulos já conhecidos.
Entre os hábitos declarados, 47,8% preferem marcas conhecidas; 28,4% compram só em redes de confiança; 23,9% verificam a integridade da embalagem.
“À frente da Asserj há 10 anos, posso afirmar que estes casos de adulteração e contaminação por metanol é um dos cenários mais desafiadores que enfrentamos envolvendo o consumo seguro de bebidas alcoólicas. O momento exige ação e atenção: é hora de analisar fornecedores, checar estoques e se manter bem informado", destaca o presidente da Asserj, Fábio Queiróz.
A entidade lista medidas de prevenção, como retirar produtos suspeitos de venda, preservar amostras, documentar evidências, acionar Vigilância Sanitária e ANVISA, comunicar fornecedores, envolver autoridades quando houver indícios criminais e executar plano de comunicação e recall quando necessário.
Notícias relacionadas

Tirolez adquire Levitare e projeta crescimento de 10% em receita até 2027

Setor desacelera em setembro com queda nas vendas de bebidas e indulgências

Indicação de Ricardo Roldão movimenta disputa pelo conselho do GPA
