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Páscoa impulsiona aumento de 26% na contratação de colaboradores

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/03/2025

Gerenciamento por categorias de chocolate Mondelez

Foto: Divulgação


Períodos sazonais, como a Páscoa, aumentam as vendas, e consequentemente exigem mão de obra redobrada para atender o fluxo de consumidores. Somente este ano, o setor criou 9.696 vagas durante a preparação para a data comemorativa do dia 20 de abril, 26% a mais do que no ano passado. Além disso, mais de 20% desses profissionais terão a chance de conquistar uma vaga efetiva, após o período.

 

Os dados são da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) e destacam como a força de trabalho contribui para as estratégias de produção e diversificação de portfólio das empresas. Ainda segundo a Associação, este ano, mais de 45 milhões de ovos de Páscoa serão produzidos, além disso, estarão disponíveis 803 tipos de produtos de chocolates para a data comemorativa e haverá cerca de 94 lançamentos.

 

“O setor de chocolate se mostra mais uma vez um importante vetor para a economia brasileira, pois exerce um papel fundamental na geração de empregos e na garantia de uma Páscoa acessível e democrática. Esse resultado é fruto de anos de investimentos e do fortalecimento de uma cadeia produtiva para entregar experiências que se adequem ao mercado e atendam às diversas necessidades de consumo”, afirma Jaime Recena, presidente executivo da Abicab.

 

Aumento nos preços e principais tendências 

 

Apesar da alta de 189% no preço do cacau registrada no último ano, a Abicab afirma que a produção total de chocolates no Brasil encerrou 2024 com 806 mil toneladas, se mantendo estável perante o cenário macroeconômico desafiador. Contudo, o aumento nos preços tem impactado as preferências dos consumidores. 

 

Um exemplo é o crescimento da busca por barras e caixas de bombons presenteáveis para substituir o tradicional ovo de Páscoa. Os "mini ovos" também crescem na preferência devido ao seu preço mais acessível e tamanho compacto.

 

Em relação aos sabores, o chocolate ao leite segue sendo o favorito dentre os consumidores brasileiros, porém o mercado investe em novas combinações com frutas, avelã, amendoim, pistache e caramelo, com diferentes intensidades de cacau e tamanhos. Outra tendência é a saudabilidade que vem ganhando espaço na data por meio das opções sem açúcar, veganas, sem glúten e sem lactose.

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TAGS:Sazonalidade, Páscoa,Abicab
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