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03/02/2025
O varejo alimentar não pode andar de lado em 2025
POR Alessandra Morita
EM 31/01/2025
Foto: Arquivo SA+
O varejo alimentar brasileiro registrou um crescimento nominal de 5,4% no ano passado, segundo dados da Scanntech divulgado no dia 26/12, indo a um faturamento de R$ 1,27 trilhão. Se a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) fechar em 4,83%, conforme previsto, o setor terá crescido apenas 0,54% em termos reais.
Empatar num ano como 2024 pode ser melhor do que amargar um déficit de crescimento real, mas o alerta é claro: o varejo precisa ser ainda mais preciso em suas estratégias e decisões em 2025 para não andar de lado.
Escala é uma parte importante do negócio na diluição de custos, mas só vem conforme a companhia cresce de forma saudável. Daí a urgência em dobrar a atenção com cada detalhe do negócio.
Para ajudar o varejista a refletir sobre os caminhos para sua empresa, a McKinsey listou 4 pontos que podem contribuir para crescer.
1. Estratégia granular de preço e promoção
Segundo a consultoria, uma precificação competitiva em itens formadores de percepção de valor é importante. Soma-se a isso adotar a precificação dinâmica, com base em dados e análises avançadas, bem como promoções em tempo real personalizadas, por canal e por ocasião de compra. De acordo com a McKinsey, essa medida pode gerar 1 a 2 pp (pontos percentuais) de margem adicional.
2. Gestão de categoria e fornecedores
Desenvolver uma estratégia de categorias, expandir marca própria e implementar uma torre de controle para agilizar e inovar nos negócios é uma iniciativa capaz de levar a um aumento de também 1 a 2 pp na margem Ebitda.
3. Personalização e omnicanalidade
A necessidade de atuar cada vez mais de forma customizada (consumidor a consumidor) é reforçada pelo acirramento da concorrência. Também alavanca as vendas adotar uma integração logística “figital”, disponibilizando alternativas de compra e de recebimento de produtos. As duas estratégias juntas têm potencial de incrementar entre 5 e 10 pp as vendas.
4. Expansão além do varejo
Quando as margens estão pressionadas, diz a McKinsey, uma possibilidade é buscar crescimento por meio de serviços financeiros e de soluções complementares ao negócio principal. Uma aposta pode ser o retail media, alavancando o acesso e o conhecimento da base de consumidores.
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Alessandra Morita
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