SA+
Tendências bebidas Bebidas Alcoólicas Bebidas Não Alcoólicas bebidas premium Cervejas sem álcool

O que vai influenciar o consumo de bebidas daqui para a frente

POR Alessandra Morita

EM 13/09/2024

Seção de bebidas no supermercados

Adobe Stock


Uma análise de diversas pesquisas sobre hábitos de consumo indica novas nuances no consumo de bebidas nos próximos anos. Cabe ao varejista estar atento às tendências e acompanhar as transformações para ajustar suas estratégias, o que vai desde o sortimento até o layout e a organização da seção em suas lojas.


Um dos fatores mais importantes nesse tema é a influência da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012), o que tende a impulsionar novas categorias. O estudo “O Dossiê das Bebidas”, da MindMiners, que conta com a participação de 3.000 consumidores, identificou que 45% das pessoas dessa geração consomem versões alcoólicas.


O percentual sobe entre os Millenials (57%), Geração X (67%) e Baby Boomers (65%). O motivo pela qual isso acontece entre os mais jovens é falta de interesse, citado por 58% dos respondentes, e sabor, apontado por 35%.


Já o levantamento Spend Z, da NielsenIQ, identificou que 1 em cada 5 pessoas da Geração Z escolhe alternativas sem álcool ou com baixo teor no canal on premisse e que 30% buscam consumir bebidas saudáveis nesses estabelecimentos. A recomendação aqui é monitorar as lojas off premisse (varejo alimentar).


Em outra vertente, a indulgência tem feito com que o consumo de bebidas premium em geral avance a cada ano, segundo pesquisa da Mordor Intelligence. A projeção é de que esses produtos cresçam 8,43% anualmente até 2029 – neste caso, a alta é puxada pelo Millenials.


COMPARTILHAR
TAGS:Tendências, bebidas, Bebidas Alcoólicas, Bebidas Não Alcoólicas, bebidas premium, Cervejas sem álcool
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Loja Conceito Natural OneLoja conceito

Supermercados Pague Menos e Natural One implantam loja conceito com execução inovadora e foco no desenvolvimento da categoria de sucos prontos

AdobeStockMarcas Premium

Bebidas premium devem crescer 8,43% ao ano

Faturamento dos minimercados cresce mais de 50% com a venda de cerveja pré-jogoMinimercado autônomo

Faturamento dos minimercados cresce mais de 50% com a venda de cerveja pré-jogo

Rede lança marca de carne exclusivaSupermercados Guanabara

Rede lança marca de carne exclusiva

Alessandra Morita

Head de Conteúdo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados