O que vai influenciar o consumo de bebidas daqui para a frente
POR Alessandra Morita
EM 13/09/2024
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Uma análise de diversas pesquisas sobre hábitos de consumo indica novas nuances no consumo de bebidas nos próximos anos. Cabe ao varejista estar atento às tendências e acompanhar as transformações para ajustar suas estratégias, o que vai desde o sortimento até o layout e a organização da seção em suas lojas.
Um dos fatores mais importantes nesse tema é a influência da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012), o que tende a impulsionar novas categorias. O estudo “O Dossiê das Bebidas”, da MindMiners, que conta com a participação de 3.000 consumidores, identificou que 45% das pessoas dessa geração consomem versões alcoólicas.
O percentual sobe entre os Millenials (57%), Geração X (67%) e Baby Boomers (65%). O motivo pela qual isso acontece entre os mais jovens é falta de interesse, citado por 58% dos respondentes, e sabor, apontado por 35%.
Já o levantamento Spend Z, da NielsenIQ, identificou que 1 em cada 5 pessoas da Geração Z escolhe alternativas sem álcool ou com baixo teor no canal on premisse e que 30% buscam consumir bebidas saudáveis nesses estabelecimentos. A recomendação aqui é monitorar as lojas off premisse (varejo alimentar).
Em outra vertente, a indulgência tem feito com que o consumo de bebidas premium em geral avance a cada ano, segundo pesquisa da Mordor Intelligence. A projeção é de que esses produtos cresçam 8,43% anualmente até 2029 – neste caso, a alta é puxada pelo Millenials.
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Alessandra Morita
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