O motivo para as pessoas terem um Pet mudou. Os supermercados estão preparados?SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

31/05/2025

NEWSLETTER

O motivo para as pessoas terem um Pet mudou. Os supermercados estão preparados?SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pet Animais de estimação Consumo

O motivo para as pessoas terem um Pet mudou. Os supermercados estão preparados?

POR Alessandra Morita

EM 26/07/2024

Categoria de Pet em supermercado

Adobe Stock


Os tutores de animais de estimação nunca foram tão numerosos no mundo todo. No Brasil, o percentual de pessoas que têm um Pet atingiu 71%, de acordo com pesquisa da Mintel. É o segundo maior índice, perdendo apenas para os Estados Unidos. No entanto, a mudança mais significativa é o motivo pelo qual se adota um animalzinho.


Se você se arriscou a dizer que é para ter uma companhia...bem, é mais do que isso. As pessoas querem que seus Pets as ajudem com problemas reais de suas vidas, como depressão, ansiedade e até mesmo doenças cardíacas.


Essa expectativa potencializa ainda mais o novo papel desempenhado pelos animais de estimação de serem tratados como filhos. Só no Brasil, esse é o sentimento de 92% dos tutores. Diante disso, essas pessoas estão alterando suas decisões de consumo.


Uma mudança grande é a transferência de atributos associados ao consumo humano para as categorias de itens para Pets. Isso é bastante claro quando se trata da busca por alimentos mais saudáveis e por produtos de higiene e limpeza com ingredientes naturais.


Já há inclusive tutores que estão adaptando a forma de limpar a casa, adotando metodologias alternativas para evitar restos de comida, tecidos ou cabelos que possam ser ingeridos pelos Pets, sob o risco de passarem mal.


Adaptar as lojas a essa nova realidade passa por ajustes no sortimento, no espaço dedicado às categorias envolvidas e até por entender melhor qual é a solução de consumo que o tutor gostaria de encontrar na sua loja. Ao entender melhor o perfil do consumidor, você consegue fazer definições importantes, como o tipo de missão de compras que vai atender: rotina, reposição, destino, conveniência.


As vendas online podem ser estratégicas para categorias em que há forte concorrência de lojas especializadas, como a de Pet. Isso porque o e-commerce pode funcionar como uma extensão do sortimento oferecido nas gôndolas físicas. Em outras palavras, o ponto principal é sempre analisar, se aprofundar e conhecer bem o cliente e suas motivações.



COMPARTILHAR
TAGS:Pet, Animais de estimação, Consumo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para petsConsumo

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para pets

Adobe Stock - Loja de proximidadePesquisas

Missões de abastecimento crescem 15% nos supermercados de vizinhança

Adobe StockPesquisa

Nordeste lidera o aumento de preço da cesta básica em abril

cupom supermercado fidelização adobe stockConsumo

3 benefícios impulsionam uso de programas de fidelidade em supermercados

Alessandra Morita

Head de Conteúdo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados