12/11/2025
9 em cada 10 brasileiros pretendem aumentar o consumo de frangos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 12/11/2025

Foto: Adobe Stock
No Brasil, 94% dos consumidores pretendem manter ou aumentar o consumo de frango, e 88% indicaram o mesmo em relação ao peixe. O fato espelha uma tendência da América Latina como um todo, onde o consumo de carne vermelha deve diminuir entre 44% dos consumidores mais preocupados com saúde, que migraram para alternativas como frango, peixe e derivados lácteos.
Contudo, a redução do consumo de carne vermelha ainda é limitada: 75% dos entrevistados afirmam que não pretendem diminuir a ingestão da proteína.
Os dados são da pesquisa da Worldpanel by Numerator e também mostram que peixes lideram a intenção de aumento (27%), seguidos por vegetais (17%) e aves (12%). Já a carne bovina aparece com 6% de intenção de aumento e 13% de redução.
A pesquisa também identificou crescimento de produtos proteicos prontos para consumo. O leite saborizado com adição de proteínas aumentou 188% em valor e alcançou mais de 4,2 milhões de novos compradores. Já as barras proteicas ainda têm baixa penetração: 60% dos brasileiros nunca consumiram o produto.
“O consumo responsável é uma tendência que beneficia todos os lados: consumidores, empresas e planeta. Quando pensamos que 36% do orçamento doméstico é destinado a alimentos e bebidas e que as proteínas representam 32% desse total, fica claro o tamanho do impacto e da oportunidade. É hora de o setor mostrar sua capacidade de se reinventar e contribuir para um futuro mais sustentável”, afirmou Kesley Gomes, diretora de PanelVoice da Worldpanel by Numerator.
Notícias relacionadas
ConsumoMercado de cafés registra alta de 26% nas promoções e avanço das cápsulas às vésperas da Black Friday
InovaçãoCom 58% de adesão, Brasil lidera uso da IA generativa no consumo
ESGCencosud intensifica ações sustentáveis e amplia pontos de coleta com resultados robustos em 2025
Consumo







