ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/05/2025
Nordeste, Norte e Sul superam a média nacional em vendas do varejo alimentar
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 02/05/2025

Foto: Adobe Stock
O varejo alimentar apresentou um aumento de 10,9% nas vendas em valor de alimentos no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Porém, algumas regiões ultrapassaram a média do setor como um todo. Exemplo disso é o Nordeste, Norte e Sul que avançaram 13,7%, 13,3% e 12,1% nesse fator, respectivamente.
Os dados pertencem a Mtrix Market Insights e também demonstram como, em relação ao número de lojas, o crescimento foi de 4,8%, alcançado um total de 305.387 unidades distribuídas pelo País.
As vendas em volume também foram positivas, com aumento de 4,5%, e destaque para o Nordeste (+9,8%), Norte (+7,3%) e Sul (+4,8%), mais uma vez superando a média nacional.
Em contrapartida, o Sudeste e Centro-Oeste apresentaram crescimentos menos significativos, tanto nas vendas em valor como em volume. No caso do Sudeste, as vendas em valor subiram 8,8%, já em volume houve aumento de apenas 0,2%. Já no Centro-Oeste, em valor o acréscimo foi de 7% e em volume de 1,6%.
Vendas das categorias de limpeza e higiene e beleza caem no 1º tri
A pesquisa também abrange o comportamento de compras das categorias de produtos de Home Care e Personal Care durante o 1º trimestre deste ano vs o de 2024. Diferente da performance dos alimentos, esses itens apresentaram queda nas vendas, tanto em valor (-4,8%) quanto em volume (-6,6%). Por outro lado, o preço médio subiu 2%.
Contrariando a performance nacional, o Nordeste foi o único com evolução positiva nas vendas em valor da categoria (+1,9%). A região também apresentou a queda menos significativa em volume com -2,5%. Do outro lado da moeda, o Centro-Oeste teve as maiores reduções nas vendas em valor (-17,1%) e em volume (20,1%).
Notícias relacionadas

SP registra abertura de mais de 4 mil lojas de varejo alimentar em 2024

Supermercados e hipermercados apresentam aumento de cerca de 4,2% na Páscoa

Seara, Coca-Cola e Itambé lideram ranking de engajamento com o consumidor
