Oportunidade: cafés especiais crescem cerca de 15% ao ano no BrasilSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trade Intelligence ganha protagonismo e impulsiona decisões estratégicas no varejo

30/10/2025

NEWSLETTER

Oportunidade: cafés especiais crescem cerca de 15% ao ano no BrasilSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ConsumoCafésBSCA

Oportunidade: cafés especiais crescem cerca de 15% ao ano no Brasil

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/09/2025

Adobe Stock café

Foto: Adobe Stock


O consumo de cafés especiais cresce cerca de 15% ao ano no Brasil, segundo a BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), e já representa quase 10% do mercado nacional. Globalmente, a expectativa é que o nicho alcance US$ 152,7 bilhões até 2030, com expansão média de 12,3% ao ano.


Produzidos majoritariamente no Sul de Minas e na Alta Mogiana paulista, os grãos são 100% arábica e avaliados segundo critérios sensoriais da Specialty Coffee Association (SCA). Os perfis se dividem em intensos, doces, frutados e florais, permitindo segmentação por preferências de consumo.


A tendência impacta diretamente o sortimento dos supermercados, que podem se beneficiar do interesse crescente por experiências ligadas à qualidade, origem e sofisticação.


Para redes e varejistas, a oferta de cafés especiais pode se consolidar como diferencial competitivo em relação ao café tradicional. O movimento também valoriza pequenos produtores, responsáveis por cerca de 80% da produção nacional do segmento, e reforça a conexão entre consumo e procedência.


Além disso, exige das marcas um trabalho didático para aproximar o consumidor comum do universo dos cafés especiais, traduzindo perfis complexos em escolhas acessíveis.


Fonte: ABC Repórter

COMPARTILHAR
TAGS:Consumo,Cafés,BSCA
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

RupturaConsumo

Ruptura cai para 11,9% e abastecimento melhora em supermercados

Redes regionaisConsumo

Apostas online absorvem 13% do valor destinado à alimentação no 2º trimestre

NatalConsumo

Natal otimista: vendas devem crescer no varejo físico e digital

supermercadoConsumo

Setor supermercadista registra queda de quase 3% em setembro, segundo IVS

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados