30/01/2025
Mtrix Market Insights revela os resultados do Mercado de Alimentos, Home Care e Cuidados Pessoais no varejo alimentar brasileiro
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Mtrix
EM 27/01/2025
Alimentos
O varejo alimentar brasileiro fechou 2024 com um faturamento +8,8% superior ao registrado em 2023 nas categorias de alimentos. Em volume, o avanço nas vendas foi de +4,9%, enquanto o ticket médio por PDV subiu +5,3% e o preço médio praticado foi +3,8% superior ao ano anterior.
Houve crescimento em todas as regiões, com destaque para as regiões Sul e Nordeste, que registraram avanço duplo dígito em faturamento (+13,9% e +10,9%, respectivamente).
Os dados fazem parte do estudo Mtrix Market Insights, feito com base no comportamento de compra de mais de 1 milhão de pontos de venda em todo o Brasil. Mensalmente, a Mtrix monitora a performance dos mercados de alimentos, cuidados pessoais e cuidados com o lar a partir das vendas diárias desses PDVs do varejo alimentar e também do canal food service. O estudo fornece um panorama completo para embasar suas decisões estratégicas em 2025!
Home Care e Cuidados Pessoais
Nos segmento de cuidados com a casa e pessoais, os números foram um pouco mais tímidos do que os do mercado de alimentos.
O faturamento dessas categorias no varejo alimentar em 2024 cresceu +5,6%, e o volume de vendas registrou avanço de +2,3%.
Já o ticket médio por PDV teve incremento de +3,6%, com o preço médio praticado subindo +3,2%.
O melhor desempenho regional nas vendas de Home Care e itens de Cuidados Pessoais no varejo alimentar se deu no Nordeste, onde 2024 terminou com +8,2% de faturamento e +7,3% nas vendas em volume.
Por meio da plataforma Mtrix, as indústrias conseguem descobrir onde estão as oportunidades de mercado nos PDVs atendidos pelo canal indireto, o que permite maximizar a presença do seu mix de produtos no varejo nacional, incluindo lojas de pequeno porte.
Dentre as informações apresentadas em dashboards personalizados estão:
• Comparativo de suas vendas versus o mercado, por períodos;
• Estudos de identificação de potencial do mercado, por município;
• Indicadores que apontam o porte e o perfil de compras de um universo de até + 1 MMde PDVs do Brasil;
• Estudos de distribuição numérica que apontam, com precisão, o tamanho do mercado, em 100% do território nacional.