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06/06/2025
Movimento analógico: entenda como ele molda o cenário do marketing atual
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 03/06/2025

Foto: Adobe Stock
Atividades que possibilitem uma desconexão 100% estão cada vez mais atrativas em meio ao esgotamento digital e constante exposição às telas. Além de ser uma alternativa para se buscar mais bem-estar e saúde mental, o movimento analógico é uma maneira de se conectar fisicamente com outras pessoas. Isso não significa que o digital está perdendo relevância, muito pelo contrário. Apesar da movimentação, o digital permanece em ascensão, porém é preciso também estar atento àquele momento em que os consumidores buscam uma "fuga" do ambiente online.
E como as marcas podem se aproveitar dessa tendência? Simples, explorando espaços offline para suas ativações. Aqui trazemos o exemplo da NBA e da Nike que, além da oportunidade de criar comunidades, demonstram a preocupação pelo bem-estar e promovem uma aproximação com o público.
Os dados pertencem ao estudo “Tendências 2025: um olhar humano em tempos de IA”, desenvolvido pela Skidun. Vejamos o exemplo da NBA House, que convida fãs de basquete para assistir aos jogos fortalecendo a comunidade e ampliando o alcance da marca ao gerar mídia espontânea.
Em meio a esse movimento, aplicativos destinados a hobbies menores fazem sucesso. Isso porque plataformas como Facebook, Instagram e TikTok se tornaram ambientes impessoais, saturados por conteúdo corporativo; e os aplicativos de hobby permitem interações sociais mais autênticas conectando indivíduos com interesses semelhantes.
Exemplo disso é o Nike Run Club, que tem como objetivo criar uma comunidade de corredores por meio de desafios, treinos guiados e ranking de desempenhos. Além disso, recentemente o aplicativo saiu dos celulares e foi para as ruas de São Paulo, reunindo 13.000 corredores, atletas e influenciadores, como Paulo André, atleta olímpico, e Seu Jorge, ator e cantor.
Enquanto o app permite que a Nike colete dados valiosos para decisões de marketing mais assertivas, a combinação dos espaços digital e físico fortalece a comunidade, promove conexões mais autênticas, consolida o posicionamento de marca e gera mídia orgânica.
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