Morango do amor: supermercados registram crescimento nas vendas da fruta após viralizaçãoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Etiquetas eletrônicas avançam no varejo internacional

31/07/2025

NEWSLETTER

Morango do amor: supermercados registram crescimento nas vendas da fruta após viralizaçãoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ConsumoSupermercadosRio de Janeiro Asserj

Morango do amor: supermercados registram crescimento nas vendas da fruta após viralização

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 30/07/2025

AdobeStock morango supermercado

Foto: Adobe Stock


A circulação de vídeos sobre o preparo de uma receita chamada "morango do amor" nas redes sociais provocou um crescimento significativo na demanda por morango in natura e por itens utilizados no preparo de doces.


O impacto foi sentido por supermercados do Rio de Janeiro, que registraram aumentos expressivos nas vendas e modificações no comportamento de compra dos consumidores.


Dados da Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro) mostram que a procura pela fruta cresceu até 170% em algumas redes. A busca por corantes alimentícios vermelhos também aumentou, com variações de até 42% nas vendas.


O cenário afetou não apenas o setor hortifrúti, mas também os segmentos de confeitaria, embalagens e produção artesanal. De acordo com Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, o episódio indica como tendências digitais podem influenciar diretamente o desempenho do varejo.


Impacto no varejo 


Em redes como a Redeconomia Reunidos, o aumento foi registrado de forma imediata. A empresa relatou que a procura pelo morango cresceu 170% e a dos corantes, 42%, o que levou à escassez do produto em fornecedores.


A rede Supermarket Floresta observou crescimento de 40% nas vendas da fruta e passou a incluir no portfólio um produto derivado da tendência: a coxinha de morango.


Na Terê Frutas, a introdução do produto no catálogo ocorreu após o aumento na demanda. a rede informou que os estoques se esgotaram rapidamente e a produção se tornou constante. 


A fornecedora Adonai relatou reforço na produção diária após registrar uma elevação de 20% nas vendas.


A rede Hortifruti Natural da Terra também registrou crescimento. A venda de morangos aumentou 71% em relação ao mesmo período do ano anterior. O apelo visual e a disseminação da receita nas redes foram determinantes para o aumento.


A Asserj atribui a escassez de insumos à velocidade com que a tendência se espalhou. A demanda superou a capacidade de resposta dos fabricantes, especialmente no caso dos corantes alimentícios.


Segundo a entidade, o setor varejista pode se preparar melhor para situações semelhantes por meio do monitoramento de redes sociais e da flexibilização da cadeia de suprimentos. A instabilidade é um dos principais riscos associados ao consumo impulsionado por tendências digitais, mas movimentos como este também geram oportunidades comerciais que permanecem no mercado mesmo após o fim do pico de procura.


Fonte: Diário Carioca

COMPARTILHAR
TAGS:Consumo,Supermercados,Rio de Janeiro, Asserj
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

digital-shelf-label-rollbackInovação

Etiquetas eletrônicas avançam no varejo internacional

Grupo Koch amplia atuação em Florianópolis com unidade do KomprãoConsumo

Supermercados geram R$ 40,5 bilhões e consolidam SC entre os maiores mercados do país

stok center divulgaçãoExpansão

Comercial Zaffari inaugura 50ª loja no RS

Passarela Santa Cruz do Sul lojaExpansão

Grupo Passarela investe mais de R$ 15 milhões em loja no RS

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados