ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24/09/2025
Expansão de lojas de proximidade acelera com crescimento de centros comerciais
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 20/05/2025

Imagem: Divulgação
O avanço dos strip malls, centros comerciais voltados à conveniência e proximidade, tem alterado a dinâmica da expansão varejista no Brasil. Nos últimos anos, esse modelo passou a atrair grandes redes, como o GPA, que encerrou 2024 com 60 novas lojas de pequeno porte no formato Minuto Pão de Açúcar.
Além dessas unidades, a empresa também inaugurou lojas Mini Extra, Pão de Açúcar Fresh e um supermercado tradicional. A maior parte dessas operações foi instalada em strip malls, o que, segundo o GPA, contribui para o acesso rápido do consumidor e redução de custos operacionais.
“Essas lojas no formato Minuto ou Mini são integradas aos strip malls e se aproveitam da estrutura compartilhada e localização estratégica”, afirma Marcos Saad, sócio-fundador da MEC Malls, responsável pela concepção e gestão de empreendimentos do tipo.
O GPA considera o modelo Minuto Pão de Açúcar como “maduro, escalável e com alto potencial de expansão”, principalmente em áreas adensadas e com grande fluxo de pessoas. Para 2025, a empresa prevê a abertura de mais de 60 lojas de proximidade, sendo 70% delas na cidade de São Paulo. O restante deve ser dividido entre o interior paulista e a Baixada Santista.
Saad, que também preside o conselho da ABMalls (Associação Brasileira de Strip Malls), avalia que o movimento do GPA reflete mudanças no comportamento de consumo. “Agora, o consumidor valoriza a conveniência e a agilidade nas compras diárias”, explica.
Fonte: Vida Moderna
Notícias relacionadas

GPA reforça modelo de proximidade na Baixada Santista com inauguração de nova loja

Varejo Alimentar em Contexto traz análise inédita do setor no 1º semestre de 2025

Pão de Açúcar reinaugura lojas com proposta ainda mais premium
