19/06/2025
Expansão de lojas de proximidade acelera com crescimento de centros comerciais
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 20/05/2025

Imagem: Divulgação
O avanço dos strip malls, centros comerciais voltados à conveniência e proximidade, tem alterado a dinâmica da expansão varejista no Brasil. Nos últimos anos, esse modelo passou a atrair grandes redes, como o GPA, que encerrou 2024 com 60 novas lojas de pequeno porte no formato Minuto Pão de Açúcar.
Além dessas unidades, a empresa também inaugurou lojas Mini Extra, Pão de Açúcar Fresh e um supermercado tradicional. A maior parte dessas operações foi instalada em strip malls, o que, segundo o GPA, contribui para o acesso rápido do consumidor e redução de custos operacionais.
“Essas lojas no formato Minuto ou Mini são integradas aos strip malls e se aproveitam da estrutura compartilhada e localização estratégica”, afirma Marcos Saad, sócio-fundador da MEC Malls, responsável pela concepção e gestão de empreendimentos do tipo.
O GPA considera o modelo Minuto Pão de Açúcar como “maduro, escalável e com alto potencial de expansão”, principalmente em áreas adensadas e com grande fluxo de pessoas. Para 2025, a empresa prevê a abertura de mais de 60 lojas de proximidade, sendo 70% delas na cidade de São Paulo. O restante deve ser dividido entre o interior paulista e a Baixada Santista.
Saad, que também preside o conselho da ABMalls (Associação Brasileira de Strip Malls), avalia que o movimento do GPA reflete mudanças no comportamento de consumo. “Agora, o consumidor valoriza a conveniência e a agilidade nas compras diárias”, explica.
Fonte: Vida Moderna
Notícias relacionadas

Falhas no transporte de alimentos provocam prejuízo de R$ 400 bi globalmente

Varejo alimentar cresce 9,7% em valor até maio de 2025

GPA leva bandeira de proximidade para região inédita de SP
