Expansão de lojas de proximidade acelera com crescimento de centros comerciaisSA+ Ecossistema de Varejo


Expansão de lojas de proximidade acelera com crescimento de centros comerciais

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 20/05/2025

Expansão de lojas de proximidade acelera com crescimento de centros comerciais

Imagem: Divulgação


O avanço dos strip malls, centros comerciais voltados à conveniência e proximidade, tem alterado a dinâmica da expansão varejista no Brasil. Nos últimos anos, esse modelo passou a atrair grandes redes, como o GPA, que encerrou 2024 com 60 novas lojas de pequeno porte no formato Minuto Pão de Açúcar.

Além dessas unidades, a empresa também inaugurou lojas Mini Extra, Pão de Açúcar Fresh e um supermercado tradicional. A maior parte dessas operações foi instalada em strip malls, o que, segundo o GPA, contribui para o acesso rápido do consumidor e redução de custos operacionais.

“Essas lojas no formato Minuto ou Mini são integradas aos strip malls e se aproveitam da estrutura compartilhada e localização estratégica”, afirma Marcos Saad, sócio-fundador da MEC Malls, responsável pela concepção e gestão de empreendimentos do tipo.

O GPA considera o modelo Minuto Pão de Açúcar como “maduro, escalável e com alto potencial de expansão”, principalmente em áreas adensadas e com grande fluxo de pessoas. Para 2025, a empresa prevê a abertura de mais de 60 lojas de proximidade, sendo 70% delas na cidade de São Paulo. O restante deve ser dividido entre o interior paulista e a Baixada Santista.

Saad, que também preside o conselho da ABMalls (Associação Brasileira de Strip Malls), avalia que o movimento do GPA reflete mudanças no comportamento de consumo. “Agora, o consumidor valoriza a conveniência e a agilidade nas compras diárias”, explica.


Fonte: Vida Moderna

COMPARTILHAR

Ícone Notícias relacionadas

Comentários

Ícone Envie seu comentário