Expansão de lojas de proximidade acelera com crescimento de centros comerciaisSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eataly Brasil altera bandeira e passa a operar como dark kitchen

10/07/2025

NEWSLETTER

Expansão de lojas de proximidade acelera com crescimento de centros comerciaisSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Strip Malls Varejo de ProximidadeGPA

Expansão de lojas de proximidade acelera com crescimento de centros comerciais

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 20/05/2025

Expansão de lojas de proximidade acelera com crescimento de centros comerciais

Imagem: Divulgação


O avanço dos strip malls, centros comerciais voltados à conveniência e proximidade, tem alterado a dinâmica da expansão varejista no Brasil. Nos últimos anos, esse modelo passou a atrair grandes redes, como o GPA, que encerrou 2024 com 60 novas lojas de pequeno porte no formato Minuto Pão de Açúcar.

Além dessas unidades, a empresa também inaugurou lojas Mini Extra, Pão de Açúcar Fresh e um supermercado tradicional. A maior parte dessas operações foi instalada em strip malls, o que, segundo o GPA, contribui para o acesso rápido do consumidor e redução de custos operacionais.

“Essas lojas no formato Minuto ou Mini são integradas aos strip malls e se aproveitam da estrutura compartilhada e localização estratégica”, afirma Marcos Saad, sócio-fundador da MEC Malls, responsável pela concepção e gestão de empreendimentos do tipo.

O GPA considera o modelo Minuto Pão de Açúcar como “maduro, escalável e com alto potencial de expansão”, principalmente em áreas adensadas e com grande fluxo de pessoas. Para 2025, a empresa prevê a abertura de mais de 60 lojas de proximidade, sendo 70% delas na cidade de São Paulo. O restante deve ser dividido entre o interior paulista e a Baixada Santista.

Saad, que também preside o conselho da ABMalls (Associação Brasileira de Strip Malls), avalia que o movimento do GPA reflete mudanças no comportamento de consumo. “Agora, o consumidor valoriza a conveniência e a agilidade nas compras diárias”, explica.


Fonte: Vida Moderna

COMPARTILHAR
TAGS:Strip Malls, Varejo de Proximidade,GPA
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockConsumo

Super e hipermercados registram queda de 4,3% nas vendas em junho

AssaíPesquisa

Assaí e Atacadão impulsionam crescimento em mesmas lojas entre os atacarejos

Victor, Karina e TiagoTrade Marketing

Diretores do GPA, Ambev e E-commerce Brasil participam do 3º Trade Connection

Diferença de até R$ 220 marca disputa de preços na cesta básica entre redesConsumo

Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados