Layout do armazém pode ser decisivo para a fidelização dos consumidoresSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Destaques do ano: conheça mais sobre os cases finalistas do Prêmio Top Trade

26/11/2025

NEWSLETTER

Layout do armazém pode ser decisivo para a fidelização dos consumidoresSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Logística Operação de lojaGestão e negócios

Layout do armazém pode ser decisivo para a fidelização dos consumidores

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 25/08/2025

Armazém

Foto: Divulgação

 

O layout dos armazéns precisa ser bem projetado, garantindo o aproveitamento total do espaço e o melhor fluxo de abastecimento das lojas. Afinal, o consumidor pode não enxergar o armazém, mas sente seus reflexos: prateleiras abastecidas, maior variedade e entregas dentro do prazo.

 

Por isso, Giordania Tavares, CEO da Rayflex, empresa nacional de fabricação de portas rápidas no Brasil e na América Latina, entende que: “o layout deixou de ser apenas um detalhe operacional e se tornou estratégico. Ele está diretamente ligado à fidelização e à competitividade das marcas.”

 

A executiva também conta que o modelo de layout adotado precisa variar conforme a necessidade de cada operação, mas deve atender a requisitos, tais como movimentação de materiais, equipamentos e operadores; estocagem dos itens de maneira correta; capacidade de estoque em dimensão e altura para disposição dos insumos; otimização do fluxo de entrada e saída; e limpeza.


Confira alguns modelos eficientes:

 

Formato em L: este tipo de design é muito utilizado, pois nele as áreas de docas ficam em cada extremidade do armazém, enquanto o estoque fica concentrado no meio, no local em que ocorre o ângulo de 90º;

 

Design em I: neste formato o funcionamento é o mais simples, pois em cada ponta ficam os locais de docas e ao centro todo os produtos estocados, permitindo o livre trânsito das mercadorias com a movimentação de colaboradores e máquinas. É recomendado quando o espaço é grande e o volume de produtos também é alto;

 

Formato em U: devido ao design simples e de fácil replicação pode ser utilizado em qualquer tipo de lugar. O recomendável é alocar as docas lado a lado, nas extremidades do “U”, enquanto o estoque de produtos disposto ao fundo ocupa a maior área do armazém, no semicírculo da letra.

 

“Quando aliados a recursos tecnológicos, como sistemas de gestão de estoque, endereçamento digital e portas rápidas automáticas, esses modelos asseguram agilidade, segurança e rastreabilidade em toda a cadeia” avalia Giordania. “O último citado, por exemplo, atua na correta vedação e contribui para a agilidade no fluxo de pessoas em cada ambiente, respeitando as particularidades do local e com influência direta no resultado das operações logísticas.”

COMPARTILHAR
TAGS:Logística, Operação de loja,Gestão e negócios
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Nelson TeixeiraGestão e negócios

Flora anuncia novo diretor de negócios B2B

Adobe Stock - Black FridayGestão e negócios

Black Friday no varejo alimentar: oportunidade real ou superestimada?

Assaí em São Luiz do MaranhãoAssaí Investor Day

“Se você quer saber um pouco de como vamos seguir, é só olhar para o que a Costco fez nos EUA”, conta Belmiro Gomes, CEO do Assaí

Adobe StockAcordo

Supermercados do ES deixarão de abrir aos domingos em 2026

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados