09/06/2025
Mais da metade dos consumidores pretendem gastar até R$ 150 nos supermercados cariocas para o Dia dos Namorados
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 09/06/2025

Foto: Adobe Stock
As vendas no Dia dos Namorados devem movimentar cerca de R$ 2,59 bilhões neste ano, o que representa um crescimento de 5,6% em relação ao ano anterior, segundo a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
No setor supermercadista, o levantamento da Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro) mostra que 46,6% dos consumidores já se organizam para comemorar o Dia dos Namorados. Entre os que planejam celebrar, 55,7% pretendem preparar um jantar romântico em casa, 31,4% optam por um almoço e 12,9% consideram um café da manhã ou brunch.
O gasto médio também foi mapeado: 33,4% dos entrevistados planejam desembolsar entre R$ 51 e R$ 100, enquanto 24,9% devem investir até R$ 150. Os alimentos mais citados para a ocasião são massas com molhos especiais (55,1%), vinhos e espumantes (44,3%) e carnes nobres (41,1%). Sobremesas e flores também aparecem entre os itens lembrados.
De olho na sazonalidade, varejistas de diferentes regiões têm desenvolvido ações voltadas à data. O Pão de Açúcar, por exemplo, criou uma campanha promocional em cinco lojas de São Paulo e Campinas. Entre os dias 9 e 12 de junho, produtos como chuchu, laranja, pão, sonho, uva, morango, quindim e doce de coco ganharão embalagens com expressões populares como “meu chuchuzinho” e “minha metade da laranja”.
“O Pão de Açúcar é uma marca que busca estar presente no dia a dia dos clientes, desde os momentos mais simples até as ocasiões especiais. Por isso, considerar datas como o Dia dos Namorados faz parte da proposta de valor da marca. Esta ação traz uma abordagem leve, afetiva e divertida, reforçando o nosso compromisso de proporcionar experiências que tornam a experiência de compra ainda mais especial”, afirma Maria Cristina Merçon, diretora de Marketing, Fidelidade e Clientes do Pão de Açúcar.
Digital
No e-commerce, os resultados da data também têm sido expressivos. Segundo Maíra Nogueira, superintendente de satisfação do cliente da Getnet, empresas que investem em personalização, agilidade logística e variedade de meios de pagamento aumentam as chances de conversão.
“Investir em campanhas personalizadas, assegurar uma logística eficiente e eliminar complexidades como o preenchimento de longos cadastros, bem como oferecer diferentes meios de pagamento e a opção de parcelamento, são estratégias que podem não apenas garantir a compra, mas também fortalecer a experiência do cliente, além de fidelizá-lo”, disse.
Por isso, a especialista recomenda:
1. Diversificar os meios de pagamento, com opções como Pix, carteiras digitais e links de pagamento para redes sociais
2. Oferecer kits personalizados ou promoções temáticas
3. Garantir entregas rápidas, com políticas de frete claras
4. Investir em campanhas com apelo emocional, com foco em conexão e segmentação
5. Preparar o site para aumento de tráfego, com atenção à segurança e performance.
Fonte: Monitor Mercantil e SA+ Ecossistema de Varejo
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