Investimentos em retail media no Brasil crescem 42,3%SA+ Ecossistema de Varejo

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Investimentos em retail media no Brasil crescem 42,3%

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 04/12/2024

Adobe Stock - Retail Media

Foto: Adobe Stock


A transformação digital do varejo não é apenas uma tendência – é uma realidade que está ganhando força. Diante disso, o retail media tem se mostrado um grande aliado, tanto na geração de novas receitas quanto em formas diferentes de estabelecer uma interação com os clientes.


E o potencial dessa estratégia é inegável. Para se ter uma ideia, de acordo com a consultoria britânica Omdia, o segmento de retail mídia deve atingir US$ 293 bilhões no mercado publicitário até 2029, consolidando-se como um investimento prioritário para anunciantes e varejistas.


De forma semelhante, dados da Newtail em parceria com a Comscore e Enext demonstram um aumento de 42,3% nos investimentos em retail media no Brasil em 2024. Dentre os segmentos, os alimentos e bebidas são os destaques com 75%; seguidos pela perfumaria, cosméticos e saúde com 23%; e eletrônicos com 7% .


A pesquisa ainda indica que o valor aportado pelos anunciantes ultrapassou os R$ 25 milhões para 10% deles. Enquanto isso, 19% afirmam ter investido entre R$5 e R$ 10 milhões e 43% ainda vê um valor inferior aos R$ 5 milhões.


Os principais destinos para esses investimentos são os marketplaces como a Amazon, que registrou 81% de procura. Em seguida, aparecem o Mercado Livre (62%) e Magalu (29%).

Outro fator de destaque desse levantamento é que 67% dos respondentes afirmaram que aumentaram ou dobraram o aporte destinado nos últimos 12 meses, e 81% espera fazer o mesmo no próximo ano.


Fato é que ao veicular anúncios, segmentados ou não, os supermercados podem promover produtos sazonais, sugerir complementos para itens no carrinho de compras ou destacar ofertas especiais em tempo real. 


“O futuro do varejo alimentar será moldado por aqueles que entenderem como integrar a tecnologia com um foco absoluto no cliente. O retail mídia, mais do que uma mera estratégia de monetização, é uma ferramenta poderosa para proporcionar uma experiência de compra mais personalizada, inovadora e fluida”, conta Renata Viezzer, CEO da Supermídia e diretora de marketing da AGS (Associação Gaúcha de Startups). 


“Aqueles que souberem aproveitar ao máximo essa nova fronteira estarão na vanguarda do setor, criando um ambiente de consumo mais dinâmico, atrativo e rentável”, finaliza a executiva.

 

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TAGS:Pesquisa, Retail Media
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