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Gestão e negócios inverno

Inverno pode impulsionar as vendas nos supermercados em até 7,5%

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 03/07/2024

Adobe Stock - Senhor - Queijos - +50

Foto: Adobe Stock


Durante o inverno, itens com alto valor agregado, como vinhos, queijos e fondue, são mais procurados por consumidores. Por isso é essencial destacar essas categorias para obter resultados acima da média. Para se ter uma ideia, dados do Sindivarejistas indicam que, se bem trabalhadas, o aumento nas vendas pode ser de até 7,5%

 

Segundo Leandro Rosadas, especialista em gestão de supermercados, o sucesso nessa época envolve em primeiro lugar o planejamento prévio para garantir o estoque e negociar com fornecedores.  Depois, já com o estoque em loja, há algumas estratégias para impulsionar as vendas. Confira abaixo se você aplica todas em seu negócio. 

 

Layout inteligente

 

Revise o layout e aumente o espaço das categorias conforme as previsões de vendas para evitar rupturas e perdas.

 

Promova uma experiência sensorial 

 

Ofereça algumas degustações com produtos típicos e se certifique de que o profissional que conduzirá a degustação sabe explicar informações sobre o item. 

 

“Se a ideia for alavancar a venda de vinhos, invista em um sommellier, por exemplo. A estratégia pode aumentar o tíquete médio”, conta o especialista.

 

Pontos extras

 

Muitos dos itens típicos dos dias mais frios não estão na lista de compras dos clientes. Por isso, se o seu negócio tiver espaço, tenha pontos extras para aumentar as chances de criar lembrança ou despertar interesse. 

 

Monte uma ilha com kits personalizados 

 

Crie kits com cross merchandising para agregar valor ao supermercado. Eles podem ser comercializados em cestas como presentes ou apenas com a finalidade de tornar a vida dos consumidores mais conveniente. 

 

“Alguns exemplos são uma cesta de vinhos e queijos; um kit com chás variados e torradas, fondue com pães italianos ou um kit para fazer chocolate quente cremoso com: leite, chocolate em pó, creme de leite, marshmalow, e etc”, sugere Leandro.

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TAGS:Gestão e negócios, inverno
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