Indústria busca ampliar consumo de panetones para além do Natal com novos sabores e embalagensSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na busca pelo protagonismo, minimercados estão se consolidando como um dos motores do varejo

12/09/2025

NEWSLETTER

Indústria busca ampliar consumo de panetones para além do Natal com novos sabores e embalagensSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Oportunidades de Crescimento Indústria Panetones Natal

Indústria busca ampliar consumo de panetones para além do Natal com novos sabores e embalagens

POR Gabrielly Mendes

EM 12/09/2025

AdobeStock_713966506_Preview_Editorial_Use_Only

Foto: Adobe Stock e Divulgação


A chegada do 2º semestre marca a entrada dos panetones nas gôndolas brasileiras. Segundo dados da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), os produtos estiveram em cerca de 63% dos lares entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, movimentando R$ 1,2 bilhão — alta de 29,6% em valor e 7,3% em volume. Foram vendidas 49,7 mil toneladas no período.

O 4º Salão do Panetone, realizado em São Paulo no dia 11 de setembro, apresentou as novidades que vão abastecer o varejo neste ano. Os fabricantes apostam em lançamentos que vão dos clássicos de frutas cristalizadas a versões recheadas e gourmet, além de estratégias para ampliar o consumo para além do Natal.


Estratégias para além da sazonalidade


A Arcor trouxe como principal lançamento o panetone sabor beijinho, além de opções como petit gâteau e limão siciliano. A comunicação da empresa aposta em mostrar novas formas de consumo.


“Incentivamos as pessoas a esquentar o panetone no micro-ondas, servir com sorvete ou outros acompanhamentos. Trabalhamos muito a ideia do panetone com algo mais”, explicou Luiz Henrique Ferreira, da comunicação da empresa.


No ponto de venda, a aposta é no cross merchandising. Para a gerente de marketing da Arcor, Pamella Rosso, o produto precisa estar em ilhas, gôndolas e próximo de bebidas e cafés para impulsionar as vendas.



A Bauducco trouxe novos recheados, como o Chocottone Pistache e versões em parceria com a Fini. Também aposta em embalagens de 908g e nos formatos individuais de 80g.


“Agora ampliamos nosso portfólio para estarmos presentes fora do lar, com formatos mais acessíveis e fáceis de carregar para consumo entre refeições”, afirmou Carolina Gonçalves Beal, gerente de Marketing Sazonal.



A Festtone apresentou panetones premium em sabores como chocolate com laranja e chocolate belga. A marca busca incentivar o consumo diário. “Temos a ideia de Festtone todo dia, tirando o foco da sazonalidade. Chegamos a criar receitas como sopa de cebola com panetone, para mostrar outras formas de uso”, destacou a empresa.



Embalagens e antecipação das vendas


A Panco apostou no Panettone Brownie com Doce de Leite e Castanha-do-Pará e em embalagens mais sofisticadas, voltadas para presentes. No sortimento de minis, a empresa mantém o mini de gotas (lançado em 2024) e adiciona o mini de frutas, cobrindo os SKUs de maior giro.


Segundo Erika Junqueira Rodrigues, head de Marketing, a decisão de priorizar o sabor chocolate atende ao desempenho da subcategoria: “o segmento de chocolates dentro do panetone cresce a duplo dígito, mais de 20%”.


Para capturar a demanda por presentes, a marca reformulou a identidade visual: “um terço das vendas de panetone no mercado é para presentear; por isso, investimos em embalagens mais presenteáveis”.


A estratégia comercial incluiu antecipar a distribuição para 1º de julho para disputar ilhas e ampliar exposição no ponto de venda. “Adiantamos a produção para ganhar espaço; o consumidor respondeu com mais experimentação”, afirma Erika.


A execução no varejo também ganha escala com expositores maiores, ajustados por canal. Para reforçar associação de marca, a campanha “Do pão ao Panetone” conecta a liderança em pães e bisnaguinhas à categoria sazonal. “Queremos transferir esse conhecimento para panetones e, ao mesmo tempo, aumentar a presença no PDV com formatos mais visíveis e ações para o consumidor”.



Casa Suiça


A Casa Suíça, marca do Grupo Marilan, apresentou o Panettone La Veneziana, premiado em design de embalagem, além de opções de pistache e vegana, certificada pela Sociedade Vegetariana Brasileira.  O portfólio inclui ainda o Mini Snoopy colecionável.



Santa Edwiges


A Santa Edwiges ampliou a linha com versões recheadas de doce de leite e nozes e panetones acompanhados de pelúcias.



S’OUi


A marca premium S’OUi trouxe combinações como cranberry com chocolate e limão siciliano com gotas de chocolate. Para Gisele Fontana, gerente de marketing da companhia, a experimentação é decisiva: “O consumidor compra pelo olhar e pelo paladar. A degustação no ponto de venda gera conversão imediata”.


COMPARTILHAR
TAGS:Oportunidades de Crescimento, Indústria, Panetones, Natal
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Monaco fachadaCrescimento

Monaco projeta faturamento de R$ 1 bilhão até 2027

Comper ItajaíCrescimento

Grupo Pereira projeta avanço de 15% no faturamento de 2025 com expansão

Ponto NovoCrescimento

Supermercados Ponto Novo investe em expansão com aquisição de área de 20.000 m²

AdobeStock_1524177612_Editorial_Use_OnlyTecnologia

Indústria de CPG amplia investimentos em inovação e capacitação

Gabrielly Mendes

Repórter Junior

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados