Hiper e supermercados devem ser responsáveis por quase 20% do faturamento do varejo durante a Black FridaySA+ Ecossistema de Varejo

Pesquisa Black FridayDakiGPA Neogrid CNC

Hiper e supermercados devem ser responsáveis por quase 20% do faturamento do varejo durante a Black Friday

POR Barbara Fernandes

EM 28/11/2024

Adobe Stock - Bebidas - Espumante

Foto: Adobe Stock

 

Oficialmente comemorada amanhã (29), mas com promoções que se estendem ao longo do mês, a Black Friday deste ano promete elevar ainda mais as vendas do varejo. Para se ter uma ideia, a expectativa é de que os hiper e supermercados faturem R$ 960 milhões no período de promoções – o equivalente a cerca de 18,4% do faturamento total esperado para o varejo que chega em R$ 5,22 bilhões, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Dados da Ecglobal, também apoiam a tendência de crescimento e indicam que cerca de 20% dos consumidores pretendem usar a Black Friday para abastecer a cesta básica ou realizar a compra mensal, priorizando promoções reais e preços baixos.

Um dos fatores mais importantes da época são as vendas online. Cada vez mais presente na rotina dos consumidores, os canais digitais oferecem um atrativo para quem não quer enfrentar longas filas. Tanto é que o varejo online deve registrar um aumento de 9,1% nas vendas durante a semana principal da promoção, de acordo com a Neotrust Confi. E isso não será diferente no segmento de alimentos.

 

Segundo um levantamento realizado pela NielsenIQ Ebit em 2023, o número de pedidos de produtos de gôndola cresceram mais de 157% vs 2022. Além disso, o faturamento das vendas online dos produtos de giro rápido, como Alimentos e Bebidas, foram o grande destaque da Black Friday de 2023 e cresceram 91% nas vendas em comparação com 2022.

 

Para Rafael Pinto, diretor de fullfilment da Daki, supermercado 100% digital, a data tem se transformado, expandindo seu alcance para além dos tradicionais eletrônicos e grandes bens de consumo. “No setor de alimentos, percebemos uma crescente demanda por itens básicos e de conveniência, impulsionada principalmente pelo aumento da digitalização e pelo uso de aplicativos de entrega. Isso reflete uma mudança nos hábitos de compra, em que os consumidores buscam praticidade e economia no abastecimento de suas dispensas”, comentou.

 

Sendo assim, a Daki projeta um aumento de até 30% nas vendas em novembro. Com o reforço de promoções e campanhas agressivas ao longo do mês, a expectativa é alcançar até 50% ou 60% de crescimento nas vendas em determinadas categorias. “O impacto promete ser bastante positivo e algumas subcategorias como bebidas alcoólicas, azeite, bebida láctea, destilados, licor e outras bebidas não alcoólicas se destacam como alguns dos principais impulsionadores do crescimento da Black Friday no setor de supermercados”, complementa Pinto.

 

Já o GPA também investiu com mais força nas estratégias online para a data. A atual campanha da bandeira Pão de Açúcar, válida somente para o site e aplicativo, oferece até 90% de desconto na segunda unidade de diversos produtos selecionados dentre as seções de limpeza, bebidas alcoólicas entre outras

COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, Black Friday,Daki,GPA, Neogrid, CNC,Ecglobal,Neotrust Confi
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Cigarro em supermercado Adobe StockPesquisa

Mercearia básica registra a maior elevação de preços em outubro

Mix Mateus - Corredor - Retail MediaPesquisa

Atacarejos de grandes varejistas crescem 3,7 vezes mais com expansão do que com mesmas lojas

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechadosPesquisa

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechados

Descontos e ofertas permanentes nos supermercadosPromoções

Permadesconto: a era permanente dos descontos. Como o varejo pode se preparar?

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados