ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Grupo HEINEKEN e Ambipar impulsionam economia circular com expansão do Volte Sempre
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 06/02/2025

Foto: Divulgação
O Grupo HEINEKEN, em parceria com a Ambipar, anuncia a expansão do programa Volte Sempre, reforçando o compromisso com a sustentabilidade no varejo alimentar. A iniciativa, que incentiva a logística reversa de embalagens de vidro, chega agora à capital e interior de São Paulo, além de Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Fortaleza (CE) e Recife (PE).
A ampliação do projeto inclui a instalação de novas máquinas de devolução em supermercados estratégicos, facilitando o descarte correto das embalagens pelos consumidores. Com isso, o programa busca ampliar o volume de resíduos reciclados, contribuindo para a meta de 500 mil toneladas de embalagens reaproveitadas anualmente.
Felipe Lagrotta Nassar Cury, head de pós-consumo da Ambipar, destaca a importância da iniciativa: "Buscamos gerar o engajamento da população na destinação correta dos resíduos, evitando o envio para aterros sanitários e permitindo sua reinserção na cadeia produtiva."
Além do Volte Sempre, uma parceria entre as empresas fortalece outras ações de circularidade, como o HEINEKEN Spin, um ecossistema de negócios sustentável que visa superar desafios logísticos em regiões com baixa infraestrutura de reciclagem. Em 2024, a empresa investiu R$ 8 milhões na criação do primeiro Hub de Circularidade em Pernambuco, reforçando a sustentabilidade no setor.
O programa, lançado em 2018, já processou 740 toneladas de vidro e evitou a emissão de 359 toneladas de CO². Para os supermercadistas, além de fortalecer o pilar ESG, a adesão ao Volte Sempre pode atrair consumidores cada vez mais engajados em práticas sustentáveis.
Notícias relacionadas

Entenda como as tendências do marketing vão impactar o varejo

Cencosud projeta crescimento e investe USD 610 milhões em 2025

Sustentabilidade criativa: Qualy e Rebeca Andrade inspiram o varejo
