09/06/2025
Grupo HEINEKEN e Ambipar impulsionam economia circular com expansão do Volte Sempre
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 06/02/2025

Foto: Divulgação
O Grupo HEINEKEN, em parceria com a Ambipar, anuncia a expansão do programa Volte Sempre, reforçando o compromisso com a sustentabilidade no varejo alimentar. A iniciativa, que incentiva a logística reversa de embalagens de vidro, chega agora à capital e interior de São Paulo, além de Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Fortaleza (CE) e Recife (PE).
A ampliação do projeto inclui a instalação de novas máquinas de devolução em supermercados estratégicos, facilitando o descarte correto das embalagens pelos consumidores. Com isso, o programa busca ampliar o volume de resíduos reciclados, contribuindo para a meta de 500 mil toneladas de embalagens reaproveitadas anualmente.
Felipe Lagrotta Nassar Cury, head de pós-consumo da Ambipar, destaca a importância da iniciativa: "Buscamos gerar o engajamento da população na destinação correta dos resíduos, evitando o envio para aterros sanitários e permitindo sua reinserção na cadeia produtiva."
Além do Volte Sempre, uma parceria entre as empresas fortalece outras ações de circularidade, como o HEINEKEN Spin, um ecossistema de negócios sustentável que visa superar desafios logísticos em regiões com baixa infraestrutura de reciclagem. Em 2024, a empresa investiu R$ 8 milhões na criação do primeiro Hub de Circularidade em Pernambuco, reforçando a sustentabilidade no setor.
O programa, lançado em 2018, já processou 740 toneladas de vidro e evitou a emissão de 359 toneladas de CO². Para os supermercadistas, além de fortalecer o pilar ESG, a adesão ao Volte Sempre pode atrair consumidores cada vez mais engajados em práticas sustentáveis.
Notícias relacionadas

TriMais investe em CD para otimizar abastecimento de supermercados

Preço continua sendo um dos maiores empecilhos na escolha por marcas sustentáveis

Estoque sob controle: como Supernosso e Grupo Koch usam tecnologia para crescer
