ÚLTIMAS NOTÍCIAS
30/05/2025
GPA, Cencosud, Carrefour e Assaí destacam avanços em ESG nos resultados do 3T24
POR Barbara Fernandes
EM 14/11/2024

Por mais um trimestre consecutivo, o GPA, Cencosud, Carrefour e Assaí destacam seus avanços em ESG nos resultados. O movimento alinha-se às expectativas crescentes dos consumidores e investidores que buscam por práticas sustentáveis e sociais. Desde a redução de emissões de carbono até projetos de inclusão social e transparência nos processos de governança, essas empresas vêm fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade e mostrando que é possível ter uma alta performance com responsabilidade.
GPA
Com objetivo de atingir a meta de 50% de mulheres em posições de liderança até 2025, o GPA ampliou as ações afirmativas em todos os processos de seleção. Já no combate ao desperdício de alimentos, a empresa firmou parceria com a Food To Save. O piloto, realizado em cinco lojas durante 10 dias, obteve um resultado positivo, com 95% das sacolas vendidas. Devido ao resultado promissor, em outubro a ação foi implementada para mais de 200 lojas do Pão de Açúcar e do Extra Mercado. No pilar de impacto social, a empresa lançou por meio do Instituto GPA a primeira turma do programa Mãos na Massa, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade de comunidades próximas às lojas em habilidades do varejo.
Cencosud
Já o Cencosud apresentou uma plataforma que permitirá fazer o acompanhamento dos resíduos gerados e reciclados, integrado aos órgãos ambientais, garantindo ainda mais confiabilidade e transparência nas informações. Outro destaque foi a parte energética. A proporção de energia elétrica proveniente de fontes renováveis alcançou 97,8%, um aumento de 11,4 p.p. em relação ao 3T23.
Carrefour
O Carrefour doou 4.400 toneladas de alimentos nos 9M 24, um aumento de 181% vs. 9M 23. A empresa também organizou uma série de reuniões para discutir tópicos como comunicação não-violenta, construção de ambientes de trabalho saudáveis e inclusivos e paternidade ativa, com a participação de 4.500 funcionários.
Em relação ao quadro de colaboradores, hoje o varejista tem 32,6% de mulheres em posição de liderança e 21,2% em posições executivas. O objetivo para o fim do ano é que esses percentuais alcancem 36% e 25%, respectivamente. No caso da equidade racial, atualmente o Carrefour possui 35,1% de pessoas negras em cargos de liderança e 13,7% em posições executivas.
A empresa também avançou com sua estratégia de descarbonização, reduzindo a emissão em 48% no escopo 1 e 2 no 3T24, 10 p.p. além do objetivo para o ano (38% de redução).
Assaí
O Assaí publicou a Política de Bem-Estar Animal, que estabelece diretrizes e recomendações para fornecedores de produtos de origem animal ou que utilizem animais em testes, em especial as cadeias de ovos, suínos, frango de corte e pescado. O objetivo é engajar os parceiros comerciais em práticas melhores e mais éticas. A empresa também doou mais de 3,5 milhões de refeições ao longo do ano.
A diversidade dos colaboradores também é pauta para a empresa. 25% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres (+0,5 p.p. vs. 3T23); e 43,2% de pessoas negras exercem cargos de liderança (+0,2 p.p. vs. 3T23). Além disso, hoje 5,3% dos colaboradores(as) são PCD, 9% acima dos 50 anos e cerca de 7% LGBTQIA+.
Notícias relacionadas

Komprão chega em nova cidade de Santa Catarina

Muffato moderniza unidade do Max Atacadista no Paraná

Koch expande presença na região metropolitana de Santa Catarina

Grupo DB reinaugura atacarejo em Manaus (AM) com mudanças no layout e ambiente ampliado
Barbara Fernandes
Repórter