GPA, Cencosud, Carrefour e Assaí destacam avanços em ESG nos resultados do 3T24SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1º semestre é marcado por queda no volume das vendas e aumento de quase 6% no faturamento

09/07/2025

NEWSLETTER

GPA, Cencosud, Carrefour e Assaí destacam avanços em ESG nos resultados do 3T24SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Gestão e negóciosGPA Cencosud AssaíGrupo Carrefour Brasil

GPA, Cencosud, Carrefour e Assaí destacam avanços em ESG nos resultados do 3T24

POR Barbara Fernandes

EM 14/11/2024

ESG_AdobeSTock

  

Por mais um trimestre consecutivo, o GPA, Cencosud, Carrefour e Assaí destacam seus avanços em ESG nos resultados. O movimento alinha-se às expectativas crescentes dos consumidores e investidores que buscam por práticas sustentáveis e sociais. Desde a redução de emissões de carbono até projetos de inclusão social e transparência nos processos de governança, essas empresas vêm fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade e mostrando que é possível ter uma alta performance com responsabilidade.

 

GPA

 

Com objetivo de atingir a meta de 50% de mulheres em posições de liderança até 2025, o GPA ampliou as ações afirmativas em todos os processos de seleção. Já no combate ao desperdício de alimentos, a empresa firmou parceria com a Food To Save. O piloto, realizado em cinco lojas durante 10 dias, obteve um resultado positivo, com 95% das sacolas vendidas. Devido ao resultado promissor, em outubro a ação foi implementada para mais de 200 lojas do Pão de Açúcar e do Extra Mercado. No pilar de impacto social, a empresa lançou por meio do Instituto GPA a primeira turma do programa Mãos na Massa, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade de comunidades próximas às lojas em habilidades do varejo. 

 

Cencosud

 

Já o Cencosud apresentou uma plataforma que permitirá fazer o acompanhamento dos resíduos gerados e reciclados, integrado aos órgãos ambientais, garantindo ainda mais confiabilidade e transparência nas informações. Outro destaque foi a parte energética. A proporção de energia elétrica proveniente de fontes renováveis alcançou 97,8%, um aumento de 11,4 p.p. em relação ao 3T23. 

 

Carrefour

 

O Carrefour doou 4.400 toneladas de alimentos nos 9M 24, um aumento de 181% vs. 9M 23. A empresa também organizou uma série de reuniões para discutir tópicos como comunicação não-violenta, construção de ambientes de trabalho saudáveis e inclusivos e paternidade ativa, com a participação de 4.500 funcionários.

 

Em relação ao quadro de colaboradores, hoje o varejista tem 32,6% de mulheres em posição de liderança e 21,2% em posições executivas. O objetivo para o fim do ano é que esses percentuais alcancem 36% e 25%, respectivamente. No caso da equidade racial, atualmente o Carrefour possui 35,1% de pessoas negras em cargos de liderança e 13,7% em posições executivas. 

 

A empresa também avançou com sua estratégia de descarbonização, reduzindo a emissão em 48% no escopo 1 e 2 no 3T24, 10 p.p. além do objetivo para o ano (38% de redução). 

 

Assaí

 

O Assaí publicou a Política de Bem-Estar Animal, que estabelece diretrizes e recomendações para fornecedores de produtos de origem animal ou que utilizem animais em testes, em especial as cadeias de ovos, suínos, frango de corte e pescado. O objetivo é engajar os parceiros comerciais em práticas melhores e mais éticas. A empresa também doou mais de 3,5 milhões de refeições ao longo do ano.

 

A diversidade dos colaboradores também é pauta para a empresa. 25% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres (+0,5 p.p. vs. 3T23); e 43,2% de pessoas negras exercem cargos de liderança (+0,2 p.p. vs. 3T23). Além disso, hoje 5,3% dos colaboradores(as) são PCD, 9% acima dos 50 anos e cerca de 7% LGBTQIA+.

 

COMPARTILHAR
TAGS:Gestão e negócios,GPA, Cencosud, Assaí,Grupo Carrefour Brasil
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Estudo aponta baixa maturidade no uso de IA para desenvolvimento de talentosGestão

Estudo aponta baixa maturidade no uso de IA para desenvolvimento de talentos

The Fini Company anuncia Camila Couto como nova VP de Marketing & Trade Marketing GlobalMovimentação

The Fini Company anuncia nova liderança para marketing global

CaminoExpansão

Grupo Mateus amplia atuação no varejo com nova loja no Maranhão

CarrefourMovimentação

Carrefour troca liderança na América Latina e Brasil

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados