GPA, Cencosud, Carrefour e Assaí destacam avanços em ESG nos resultados do 3T24
POR Barbara Fernandes
EM 14/11/2024
Por mais um trimestre consecutivo, o GPA, Cencosud, Carrefour e Assaí destacam seus avanços em ESG nos resultados. O movimento alinha-se às expectativas crescentes dos consumidores e investidores que buscam por práticas sustentáveis e sociais. Desde a redução de emissões de carbono até projetos de inclusão social e transparência nos processos de governança, essas empresas vêm fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade e mostrando que é possível ter uma alta performance com responsabilidade.
GPA
Com objetivo de atingir a meta de 50% de mulheres em posições de liderança até 2025, o GPA ampliou as ações afirmativas em todos os processos de seleção. Já no combate ao desperdício de alimentos, a empresa firmou parceria com a Food To Save. O piloto, realizado em cinco lojas durante 10 dias, obteve um resultado positivo, com 95% das sacolas vendidas. Devido ao resultado promissor, em outubro a ação foi implementada para mais de 200 lojas do Pão de Açúcar e do Extra Mercado. No pilar de impacto social, a empresa lançou por meio do Instituto GPA a primeira turma do programa Mãos na Massa, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade de comunidades próximas às lojas em habilidades do varejo.
Cencosud
Já o Cencosud apresentou uma plataforma que permitirá fazer o acompanhamento dos resíduos gerados e reciclados, integrado aos órgãos ambientais, garantindo ainda mais confiabilidade e transparência nas informações. Outro destaque foi a parte energética. A proporção de energia elétrica proveniente de fontes renováveis alcançou 97,8%, um aumento de 11,4 p.p. em relação ao 3T23.
Carrefour
O Carrefour doou 4.400 toneladas de alimentos nos 9M 24, um aumento de 181% vs. 9M 23. A empresa também organizou uma série de reuniões para discutir tópicos como comunicação não-violenta, construção de ambientes de trabalho saudáveis e inclusivos e paternidade ativa, com a participação de 4.500 funcionários.
Em relação ao quadro de colaboradores, hoje o varejista tem 32,6% de mulheres em posição de liderança e 21,2% em posições executivas. O objetivo para o fim do ano é que esses percentuais alcancem 36% e 25%, respectivamente. No caso da equidade racial, atualmente o Carrefour possui 35,1% de pessoas negras em cargos de liderança e 13,7% em posições executivas.
A empresa também avançou com sua estratégia de descarbonização, reduzindo a emissão em 48% no escopo 1 e 2 no 3T24, 10 p.p. além do objetivo para o ano (38% de redução).
Assaí
O Assaí publicou a Política de Bem-Estar Animal, que estabelece diretrizes e recomendações para fornecedores de produtos de origem animal ou que utilizem animais em testes, em especial as cadeias de ovos, suínos, frango de corte e pescado. O objetivo é engajar os parceiros comerciais em práticas melhores e mais éticas. A empresa também doou mais de 3,5 milhões de refeições ao longo do ano.
A diversidade dos colaboradores também é pauta para a empresa. 25% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres (+0,5 p.p. vs. 3T23); e 43,2% de pessoas negras exercem cargos de liderança (+0,2 p.p. vs. 3T23). Além disso, hoje 5,3% dos colaboradores(as) são PCD, 9% acima dos 50 anos e cerca de 7% LGBTQIA+.
Notícias relacionadas
Crescimento do e-commerce impulsiona a abertura de dark stores
Muffato inaugura dois atacarejos na mesma semana
Assaí explora categorias de oportunidade e apresenta nova solução financeira para o público PJ
Grupo Mateus encerra trimestre com expansão recorde e receita histórica
Barbara Fernandes
Repórter
Comentários
Envie seu comentário
© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados