SA+
Gestão e negóciosGPACarrefour Plurix

GPA, Carrefour e Plurix discutem sobre seus planejamentos estratégicos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 28/08/2024

Adobe Stock

Foto: Adobe Stock

 

Em meio a finalização da fase de turnaround, o GPA agora se prepara para o seu próximo ciclo com foco em crescimento, que se estenderá por três anos, de 2025 a 2027. O objetivo será retomar os resultados líquidos e expandir em São Paulo, fortalecendo sua marca no segmento premium.

 

Já o Carrefour pretende seguir um modelo mais conservador no curto a médio prazo. Porém a consolidação é inevitável. A companhia está em processo de digestão da aquisição do Grupo Big, que trouxe alguns prejuízos para os resultados de 2023. Além disso, a empresa também fechou 123 unidades noformato de varejo início do ano.

Conforme informamos, o foco dos planos de expansão do maior varejista do Brasil está nos formatos de atacarejo e clube de compras (Atacadão e Sam’s Club).

Enquanto isso, a Plurix, empresa do Pátria Investimentos, pretende continuar com as aquisições. Porém, a empresa possui alguns critérios para a compra. Um deles é não adquirir empresas em fase de turnaround. Outro fator é a densidade geográfica, algo considerado para avaliar, entre outras coisas, o market share.

Em junho, a empresa adquiriu o Grupo Amigão, que possui lojas em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Essa foi a 12ª e maior aquisição até o momento da Plurix. Com ela, a empresa alcança um faturamento de aproximadamente R$ 10 bilhões. 

Para os próximos anos, a empresa também espera que o movimento de consolidação continue, inclusive com grandes empresas indo ao “balcão de vendas”. 

 

Além das aquisições, a Plurix que considera uma saída do Pátria somente em 2026 ou 2027, estuda também o movimento de fusão para seguir para um potencial IPO (initial public offering, ou “oferta pública inicial” em português) e se tornar uma companhia de capital aberto.

Alguns desses dados foram compartilhados durante painel de varejo alimentar da 25ª Conferência Anual do Santander que contou com a presença de Eric Alencar, CFO do Carrefour, Marcelo Pimentel, CEO do GPA e Jorge Faiçal, CEO da Plurix, empresa do Pátria Investimentos.

Fonte: Redação SA+ Ecossistema de Varejo e Exame

COMPARTILHAR
TAGS:Gestão e negócios,GPA,Carrefour, Plurix
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercado ShekinahExpansão

Setor se movimenta com inaugurações e planejamentos para novas unidades

7 dicas de Alexandre SlivnikEngajamento de Equipes

7 estratégias para alinhar sua equipe com o propósito da empresa

ColagemVarejo Alimentar em Contexto

Relatório exclusivo da SA+ com desempenho do varejo alimentar no 1º semestre já está disponível

Pão de açúcar freshloja de proximidade

GPA leva Pão de Açúcar Fresh para nova cidade

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados