GPA, Carrefour e Plurix discutem sobre seus planejamentos estratégicosSA+ Ecossistema de Varejo

Gestão e negóciosGPACarrefour Plurix

GPA, Carrefour e Plurix discutem sobre seus planejamentos estratégicos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 28/08/2024

Adobe Stock

Foto: Adobe Stock

 

Em meio a finalização da fase de turnaround, o GPA agora se prepara para o seu próximo ciclo com foco em crescimento, que se estenderá por três anos, de 2025 a 2027. O objetivo será retomar os resultados líquidos e expandir em São Paulo, fortalecendo sua marca no segmento premium.

 

Já o Carrefour pretende seguir um modelo mais conservador no curto a médio prazo. Porém a consolidação é inevitável. A companhia está em processo de digestão da aquisição do Grupo Big, que trouxe alguns prejuízos para os resultados de 2023. Além disso, a empresa também fechou 123 unidades noformato de varejo início do ano.

Conforme informamos, o foco dos planos de expansão do maior varejista do Brasil está nos formatos de atacarejo e clube de compras (Atacadão e Sam’s Club).

Enquanto isso, a Plurix, empresa do Pátria Investimentos, pretende continuar com as aquisições. Porém, a empresa possui alguns critérios para a compra. Um deles é não adquirir empresas em fase de turnaround. Outro fator é a densidade geográfica, algo considerado para avaliar, entre outras coisas, o market share.

Em junho, a empresa adquiriu o Grupo Amigão, que possui lojas em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Essa foi a 12ª e maior aquisição até o momento da Plurix. Com ela, a empresa alcança um faturamento de aproximadamente R$ 10 bilhões. 

Para os próximos anos, a empresa também espera que o movimento de consolidação continue, inclusive com grandes empresas indo ao “balcão de vendas”. 

 

Além das aquisições, a Plurix que considera uma saída do Pátria somente em 2026 ou 2027, estuda também o movimento de fusão para seguir para um potencial IPO (initial public offering, ou “oferta pública inicial” em português) e se tornar uma companhia de capital aberto.

Alguns desses dados foram compartilhados durante painel de varejo alimentar da 25ª Conferência Anual do Santander que contou com a presença de Eric Alencar, CFO do Carrefour, Marcelo Pimentel, CEO do GPA e Jorge Faiçal, CEO da Plurix, empresa do Pátria Investimentos.

Fonte: Redação SA+ Ecossistema de Varejo e Exame

COMPARTILHAR
TAGS:Gestão e negócios,GPA,Carrefour, Plurix
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Carrefour_fachadaCarrefour

Carrefour vende 11 lojas ao grupo gaúcho Osmar Nicolini

GPADia Supermercados

Novo controlador do Dia avalia potencial acordo com GPA

Claudia Vilhena assume o marketing do Carrefour e Sam’s ClubCMO Carrefour e Sam's Club

Claudia Vilhena assume o marketing do Carrefour e Sam’s Club

Loja Adobe Stockcanal digital

E-commerce cresce na receita e varejistas buscam alternativas para atender à demanda crescente

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados