SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

50% dos novos consumidores não voltam à loja. E agora?

16/08/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Carrefour Resultados 4º tri 24 Atacadão Sam's

Carrefour tem queda no lucro bruto e fecha mais de 100 lojas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 20/02/2024


Foto: Adobe Stock

O Carrefour Brasil apresentou um lucro bruto de R$ 5,6 bilhões no 4º trimestre de 2023, uma queda de 8% em relação ao mesmo período de 2022, enquanto o prejuízo líquido atingiu R$565 milhões frente a um lucro líquido de R$ 426 milhões no ano anterior. 

No mesmo comparativo, a receita líquida foi de R$ 28 bilhões, recuo de 0,3%. As vendas brutas e líquidas também registraram uma queda de 1,2% e 0,3%, respectivamente. 

Já as vendas líquidas em mesmas lojas caíram 5,5% no varejo e recuaram 1,8% no Atacadão. Enquanto isso, o EBITDA ajustado totalizou R$ 1,9 bilhão com margem de 6,7%, uma diluição de 0,3 p.p. em relação a 2022. 

Os dados compõem o relatório de resultados divulgado pelo Grupo ontem (19) e demonstram os impactos do processo de reestruturação da companhia. Em mensagem, o CEO destacou que no ano passado foi finalizada a conversão de 129 lojas adquiridas do Grupo BIG e que, conforme o compartilhado no Investor Morning de novembro de 2023 , os planos da rede no momento envolvem investir na expansão do Atacadão e Sam’s Club e eliminar lojas que estruturalmente não entregam níveis de rentabilidade alinhados às expectativas

“Analisamos minuciosamente o desempenho do nosso portfólio de lojas e decidimos converter aproximadamente 40 unidades até 2026 e vender ou fechar mais de 100 lojas, a fim de otimizar a alocação do portfólio de ativos e maximizar o retorno dos ativos existentes. Uma vez tomada a decisão, agimos rapidamente para implementá-la e, no final de janeiro de 2024, a maior parte da reestruturação estava concluída”.

Sendo assim, ao todo 123 lojas “não rentáveis” estão sendo fechadas, dessas 16 são hipermercados, 94 Todo Dia, e 13 lojas do Nacional e Bom Preço. Para se ter uma ideia, entre outubro e dezembro de 2023, 11 unidades foram encerradas e, ao final de janeiro deste ano, outras 93 lojas (16 hipermercados e 77 supermercados) foram fechadas. Até o final do segundo trimestre, as 19 lojas remanescentes serão fechadas definitivamente.

A bandeira Todo Dia não irá mais compor o portfólio da empresa, e com o fim das operações o Carrefour espera adicionar aproximadamente R$ 200 milhões de Ebitda por ano (recorrente), uma vez que essas lojas estão em déficit operacional. Adicionalmente, a companhia espera vender os imóveis de 40 dessas 123 lojas, captando caixa adicional que deverá compensar o impacto negativo das iniciativas de desmobilização no caixa.

No acumulado do ano, a perda do Carrefour alcançou R$ 795 milhões, frente ao lucro líquido de R$ 1,73 bilhão alcançado em 2022. Já a receita líquida chegou a R$ 103,9 bilhões, um avanço de 6,7%, e o Ebitda ficou em R$ 5,7 bilhões, com uma margem de 5,5%, uma queda de 1,3 p.p.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn  Instagram  Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Carrefour, Resultados 4º tri 24, Atacadão, Sam's
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Grupo MateusResultados 2T25

Grupo Mateus eleva Ebitda em quase 30% no 2º trimestre

Prezunic - CencosudResultados 2T25

Cencosud Brasil encerra 2º trimestre com queda de 15% na receita e retração nas vendas online

Assaí-fachadaResultados 2T25

Lucro bruto do Assaí aumenta 7,8% e alcança R$ 3,2 bilhões no 2º trimestre

Dependência de hipermercados mantém pressão sobre estratégia do CarrefourDesafios

Dependência de hipermercados mantém pressão sobre estratégia do Carrefour

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados