ÚLTIMAS NOTÍCIAS
02/07/2025
Carrefour tem queda no lucro bruto e fecha mais de 100 lojas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 20/02/2024
Foto: Adobe Stock
O Carrefour Brasil apresentou um lucro bruto de R$ 5,6 bilhões no 4º trimestre de 2023, uma queda de 8% em relação ao mesmo período de 2022, enquanto o prejuízo líquido atingiu R$565 milhões frente a um lucro líquido de R$ 426 milhões no ano anterior.
No mesmo comparativo, a receita líquida foi de R$ 28 bilhões, recuo de 0,3%. As vendas brutas e líquidas também registraram uma queda de 1,2% e 0,3%, respectivamente.
Já as vendas líquidas em mesmas lojas caíram 5,5% no varejo e recuaram 1,8% no Atacadão. Enquanto isso, o EBITDA ajustado totalizou R$ 1,9 bilhão com margem de 6,7%, uma diluição de 0,3 p.p. em relação a 2022.
Os dados compõem o relatório de resultados divulgado pelo Grupo ontem (19) e demonstram os impactos do processo de reestruturação da companhia. Em mensagem, o CEO destacou que no ano passado foi finalizada a conversão de 129 lojas adquiridas do Grupo BIG e que, conforme o compartilhado no Investor Morning de novembro de 2023 , os planos da rede no momento envolvem investir na expansão do Atacadão e Sam’s Club e eliminar lojas que estruturalmente não entregam níveis de rentabilidade alinhados às expectativas.
“Analisamos minuciosamente o desempenho do nosso portfólio de lojas e decidimos converter aproximadamente 40 unidades até 2026 e vender ou fechar mais de 100 lojas, a fim de otimizar a alocação do portfólio de ativos e maximizar o retorno dos ativos existentes. Uma vez tomada a decisão, agimos rapidamente para implementá-la e, no final de janeiro de 2024, a maior parte da reestruturação estava concluída”.
Sendo assim, ao todo 123 lojas “não rentáveis” estão sendo fechadas, dessas 16 são hipermercados, 94 Todo Dia, e 13 lojas do Nacional e Bom Preço. Para se ter uma ideia, entre outubro e dezembro de 2023, 11 unidades foram encerradas e, ao final de janeiro deste ano, outras 93 lojas (16 hipermercados e 77 supermercados) foram fechadas. Até o final do segundo trimestre, as 19 lojas remanescentes serão fechadas definitivamente.
A bandeira Todo Dia não irá mais compor o portfólio da empresa, e com o fim das operações o Carrefour espera adicionar aproximadamente R$ 200 milhões de Ebitda por ano (recorrente), uma vez que essas lojas estão em déficit operacional. Adicionalmente, a companhia espera vender os imóveis de 40 dessas 123 lojas, captando caixa adicional que deverá compensar o impacto negativo das iniciativas de desmobilização no caixa.
No acumulado do ano, a perda do Carrefour alcançou R$ 795 milhões, frente ao lucro líquido de R$ 1,73 bilhão alcançado em 2022. Já a receita líquida chegou a R$ 103,9 bilhões, um avanço de 6,7%, e o Ebitda ficou em R$ 5,7 bilhões, com uma margem de 5,5%, uma queda de 1,3 p.p.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Carrefour vai converter 5 unidades do Nacional em lojas de proximidade no RS

Atacadão alcança 383 unidades em funcionamento com inauguração em SP

Grupo Carrefour celebra 50 anos com mais de 1.000 pontos de vendas no Brasil
