ÚLTIMAS NOTÍCIAS
07/07/2025
Gigante da indústria passa a utilizar inteligência artificial para gestão de estoque
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 24/02/2025

Foto: Divulgação
A Nestlé Brasil desenvolveu a plataforma SISO, que utiliza IA (Inteligência Artificial) para prever rupturas no estoque e otimizar a reposição de mercadorias no varejo alimentar. O objetivo é garantir que os produtos estejam sempre disponíveis no momento da compra, diminuindo assim a insatisfação dos consumidores.
Segundo levantamento da Neogrid com a Opinion Box, ao passar pela frustração de não encontrar um item na loja, 37% dos consumidores optam por uma marca diferente, enquanto 33% vão a outro estabelecimento em busca do produto.
A ideia surgiu em 2023, quando a empresa percebeu que esperava a ruptura ocorrer para tomar medidas, o que acabava sendo tarde demais para realmente solucionar o problema.
Agora, com a ferramenta, é possível prever situações e ajustar os pedidos antes que os produtos acabem nas prateleiras e estoques dos varejistas, garantindo uma experiência de compras completa.
Também segundo a Neogrid, em dezembro do último ano, os biscoitos e bombons – categorias trabalhadas pela Nestlé – apareceram nos top 5 com maior índice de ruptura, com 10,7% e 9,9%, respectivamente.
Fonte: Época Negócios e SA+ Ecossistema de Varejo
Notícias relacionadas

Varejo aposta em inteligência artificial para mapear comportamento de consumidores

Grupo Pereira desenvolve ferramenta própria de IA generativa com base no ChatGPT
Tour pelo Empório Nestlé: aprimorando experiências do consumidor para o varejo
