ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19/10/2025
Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premium
POR Barbara Fernandes
EM 07/02/2025

Foto: Adobe Stock
A Geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) já representa uma parcela significativa da população economicamente ativa. Esses jovens valorizam experiências personalizadas, estão totalmente imersos na cultura digital e têm um crescente interesse por marcas que se preocupam com o meio ambiente e a ética, além de alimentos saudáveis. Inclusive, 70% estão dispostos a pagar mais por esses produtos.
Tanto é que o segmento premium cresce com essa população. Um estudo da McKinsey & Company revelou que os alimentos de alto padrão têm se tornado a principal categoria de gastos entre a Geração Z e os Millennials, que têm mantido dois empregos para financiar as idas aos supermercados premium.
A empresa também demonstra que esse nicho tem ganhado força em termos de expansão nas regiões urbanas de alto padrão, e já representa 30% do segmento de supermercados.
Outro levantamento, dessa vez da divisão Worldpanel da Kantar, demonstrou que apesar da elevação de 11,3% no preço médio, os itens premium apresentaram uma alta de 5,8% nas vendas por unidade, durante o 3º trimestre de 2024.
Os produtos premium também têm ganhado destaque entre as classes média e baixa, e a saúde permanece como uma das principais razões para a compra desses itens. Fato é que, nos próximos anos, com o aumento do poder de compra da Geração Z, esse segmento vai se ampliar ainda mais, mesmo em meio a um cenário econômico desafiador.
Notícias relacionadas

Supermercado Pinheiro prepara diversas ações para celebrar o Mês das Crianças

Consumo de bebidas sem álcool avança 20% nas lojas do GPA

5 tendências dos anos 1990 que não se concretizaram no varejo alimentar

Pão de Açúcar reinaugura lojas com proposta ainda mais premium
Barbara Fernandes
Repórter