Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premiumSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vendas em unidades caem quase 3%, mas faturamento sobe cerca de 5% em maio

08/06/2025

NEWSLETTER

Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premiumSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Tendências Geração Z Supermercado Premium Produtos Premium

Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premium

POR Barbara Fernandes

EM 07/02/2025

Adobe Stock - Store

Foto: Adobe Stock

 

A Geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) já representa uma parcela significativa da população economicamente ativa. Esses jovens valorizam experiências personalizadas, estão totalmente imersos na cultura digital e têm um crescente interesse por marcas que se preocupam com o meio ambiente e a ética, além de alimentos saudáveis. Inclusive, 70% estão dispostos a pagar mais por esses produtos. 

 

Tanto é que o segmento premium cresce com essa população. Um estudo da McKinsey & Company revelou que os alimentos de alto padrão têm se tornado a principal categoria de gastos entre a Geração Z e os Millennials, que têm mantido dois empregos para financiar as idas aos supermercados premium.

A empresa também demonstra que esse nicho tem ganhado força em termos de expansão nas regiões urbanas de alto padrão, e já representa 30% do segmento de supermercados.

Outro levantamento, dessa vez da divisão Worldpanel da Kantar, demonstrou que apesar da elevação de 11,3% no preço médio, os itens premium apresentaram uma alta de 5,8% nas vendas por unidade, durante o 3º trimestre de 2024. 

 

Os produtos premium também têm ganhado destaque entre as classes média e baixa, e a saúde permanece como uma das principais razões para a compra desses itens. Fato é que, nos próximos anos, com o aumento do poder de compra da Geração Z, esse segmento vai se ampliar ainda mais, mesmo em meio a um cenário econômico desafiador.

 

COMPARTILHAR
TAGS:Tendências, Geração Z, Supermercado Premium, Produtos Premium
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Redes regionais avançam no varejo com novas unidades no Piauí, Sergipe e São PauloExpansão

Varejistas regionais avançam com novas unidades no PI, SE e SP

Adobe Stock - Loja de proximidadeTendências

Conveniência incentiva missões de abastecimento no pequeno varejo e e-commerce

Adobe StockEstratégia

Movimento analógico: entenda como ele molda o cenário do marketing atual

Dia Supermercados DivulgaçãoVarejo

Dia Supermercado volta ao iFood com foco em expansão do delivery na capital paulista

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados