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02/04/2025
Quais estratégias de Trade Marketing adotar no Outono, segundo a HEINEKEN
POR Melissa Lulio
EM 31/03/2025

O varejo supermercadista se prepara para atender às mudanças de comportamento que costumam ocorrer quando chega o Outono e as temperaturas ficam mais amenas. O período abre oportunidades estratégicas para fortalecer a conexão entre a indústria e o varejo. O consumidor busca experiências mais sensoriais e diversificadas, alinhadas às características da estação e, nesse cenário, as empresas têm a oportunidade de corresponder às expectativas e preferências sazonais dos consumidores
“Com o conhecimento dessas tendências, os estabelecimentos têm diversas oportunidades para se posicionar estrategicamente, oferecendo experiências únicas para o consumidor, destacando produtos e explorando valores que atendam às expectativas de um público cada vez mais exigente e consciente", afirma Ricardo Sabatine, Diretor Nacional de Vendas Off Premise do Grupo HEINEKEN.
Conheça algumas das principais estratégias para o período, segundo o executivo.
• Promoções de produtos típicos da estação
O outono traz uma mudança no perfil de consumo, e os supermercados podem aproveitar essa oportunidade para impulsionar as vendas de bebidas sazonais, como cervejas artesanais e rótulos mais encorpados. Estratégias como cashback, programas de fidelidade e ofertas progressivas incentivam a recompra e aumentam o ticket médio dos clientes. Além disso, promoções combinadas, como descontos na compra de packs ou kits harmonizados com queijos e embutidos, podem estimular a experimentação de novos produtos.
• Exposição estratégica dos produtos
A disposição das bebidas dentro da loja pode impactar diretamente as vendas. Criar espaços temáticos para o outono, posicionando cervejas artesanais ao lado de produtos complementares, como chocolates, queijos e embutidos, facilita a decisão de compra e incentiva o consumo por ocasião. Além disso, investir em ilhas promocionais e gôndolas específicas para lançamentos da estação pode gerar maior visibilidade e conversão.
• Parcerias com fornecedores e ativações no PDV
Trabalhar em conjunto com as marcas para trazer ativações diferenciadas ao ponto de venda pode aumentar a atratividade dos produtos. Supermercados podem negociar condições especiais para lançamentos sazonais, viabilizando preços promocionais e brindes exclusivos. Além disso, promoções com premiações, como sorteios e brindes na compra de determinadas quantidades, podem impulsionar o volume de vendas.
• Eventos temáticos para degustações e harmonizações
Criar experiências dentro do supermercado é uma forma eficiente de engajar o consumidor e aumentar as vendas. Degustações de cervejas artesanais combinadas com harmonizações especiais para o outono podem ajudar a destacar produtos específicos e impulsionar sua comercialização. Além disso, a presença de sommeliers ou especialistas durante os eventos agrega valor e gera um diferencial competitivo para a loja.
• Campanhas sazonais e comunicação estratégica
Por fim, adaptar a comunicação para destacar os produtos alinhados à estação pode fortalecer o apelo emocional e incentivar a compra por impulso. Supermercados podem investir em materiais promocionais que explorem rituais de consumo do outono, como harmonizações com pratos mais encorpados e a valorização de ingredientes típicos da estação. Pontos extras de exposição, banners e campanhas digitais direcionadas são estratégias eficazes para reforçar a mensagem e atrair o consumidor.
Por outro lado, a indústria de bebidas também se prepara para aproveitar as oportunidades sazonais do outono, ajustando seu portfólio e estratégias de marketing para atender às novas demandas dos consumidores. A diversificação do portfólio torna-se fundamental, especialmente com a inclusão de produtos que correspondam às preferências sazonais. “No Grupo HEINEKEN, temos investido cada vez mais em um portfólio extenso que atenda a todas as ocasiões de consumo. Para esse período, por exemplo, temos marcas como Eisenbahn, Blue Moon, Lagunitas e Baden Baden, que podem atender a todas as demandas de mercado, alinhadas ao clima mais ameno da estação”, finaliza o executivo.
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Melissa Lulio
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