Estratégias de trade da Haribo constribuem para aumento do sell out
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 01/10/2024
Divulgação
Garantir que o consumidor encontre em todos os pontos de venda seus produtos, posicionados nos locais mais relevantes da loja. Essa é a estratégia da Haribo, que tem no trade marketing um papel importante para seu crescimento no Brasil.
Nesse sentido, a indústria vem implementando ações de visibilidade com materiais de comunicação, displays convencionais e projetos específicos, além de iniciativas voltadas ao aumento do sell out. Entre elas, estão promoções, recomendações de sortimento de acordo com o varejo e execução de um planograma que facilite a jornada do shopper.
Segundo Juliana Furini, gerente de marketing e trade marketing, a Haribo atua em parceria com o varejo e os distribuidores construindo em conjunto um plano de negócio. Ele passa por ter um calendário anual de ações de marketing e trade capaz de contribuir para o desenvolvimento da categoria de candies, na qual a empresa atua.
Datas sazonais – como Páscoa, Festas Juninas, Dia das Crianças
e Halloween – fazem parte do calendário, cujas ações definidas buscam
potencializar as vendas no varejo a partir da ampliação da cesta de compras nessas
ocasiões. “Também procuramos melhorar a experiência do shopper, usando, por exemplo,
ilhas temáticas e pontos extras”, comenta Juliana.
De acordo com a executiva, a combinação dessas iniciativas com outras ações promocionais e de trade, somadas à boa execução, pode gerar um crescimento de sell out acima de 40%, além de uma taxa de conversão das degustações realizadas superior a 50%. Outro benefício é o aumento na penetração da categoria.
Promoção
Até novembro, acontece a promoção “Embarque no Mundo Mágico”, na qual os consumidores concorrerão diariamente a prêmios no valor limite de R$ 700. Também haverá sorteio a cada semana de uma mala com produtos da marca e, ao final da ação, um vencedor levará R$ 100 mil para realizar a sua viagem dos sonhos.
“Temos recebido retornos positivos dos varejistas em relação à promoção devido à implementação dos materiais, às ações de degustação, que estão acontecendo em todo o País, ao lançamento de produtos e ao suporte de comunicação on e offline”, conta a gerente de marketing e trade da Haribo.
Categoria em evolução
O consumo de balas e gelatinas vem em ascensão nos últimos anos. Dados da Nielsen apontam que a categoria cresceu 70% no varejo alimentar no ano passado em comparação a 2021, enquanto os confeitos de açúcar avançaram 43% no período e os dropes/pastilhas/caramelos, 24%.
Juliana ressalta que a empresa está focada no desenvolvimento da categoria. Por essa razão, vem realizando revisão de sortimento no varejo, com o objetivo de garantir maior espaço de gôndola para a categoria e a marca, que também vem inovando constantemente ao colocar produtos exclusivos no mercado.