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Especialista indica 5 estratégias para reforçar a operação e colocar o cliente no centro das decisões

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/08/2024

Adobe Stock - Colaboradora com Ipad

Foto: Adobe Stock


A transformação digital já está consolidada no varejo e hoje existem uma série de recursos tecnológicos que auxiliam na operação de uma loja. Por isso, alcançar bons resultados e ter competitividade no mercado dependem da constante atualização das empresas.

 

Confira abaixo cinco dicas para potencializar a eficiência operacional do seu varejo:

 

O cliente no centro de tudo

 

O CRM gerencia o relacionamento com o cliente, armazenando dados, atividades e comportamentos dele. Essa é uma das tarefas mais importantes, e igualmente complexas, para se obter um bom desempenho no varejo. 

“A clientela é o epicentro de todas as atividades no setor. Solucionar as necessidades e proporcionar uma boa experiência de compra, sobretudo, é o item primordial para se ter sucesso no varejo”, conta Edgar Júnior, vice-presidente de engenharia da Pricefy.

O especialista ainda aponta que com esse gerenciamento inteligente de dados, a loja pode colocar em prática algumas ações mais personalizadas. “Conhecendo melhor cada cliente, assim como suas preferências e expectativas, é possível ajustar a jornada de compra e estabelecer laços mais fortes”.

 

Gestão de Relacionamento com o Cliente

 

“O ERP (Enterprise Resource Planning) centraliza todas as informações que fluem por meio das diversas áreas de uma loja, permitindo uma visão panorâmica que viabiliza o monitoramento de todas as operações”, comenta o presidente da Precify

 

Nesse âmbito, a tecnologia integra de maneira rápida e simplificada todos os setores de uma loja, assegurando o controle dos processos e possibilitando o acompanhamento preciso dos resultados obtidos.‍

 

Tenha um bom sistema de PDV

 

Um bom sistema de PDV centraliza uma série de operações cruciais, incluindo o registro de compras, emissão de notas fiscais e processamento de faturamento.

 

Sua principal vantagem é a automatização de todas as operações com velocidade e eficiência. Além disso, ele pode ser integrado a outros sistemas, como o CRM.

 

“Ao minimizar a necessidade de trabalho manual por parte dos colaboradores, o sistema de PDV tem um impacto direto no aspecto que mais importa: a experiência do cliente. Isso permite que os funcionários se concentrem em oferecer um atendimento de qualidade, rápido e livre de erros”, explica o especialista.‍

 

A comunicação visual é essencial

 

Hoje em dia, o varejo pode contar com softwares que automatizam todo o processo de cartazeamento, bem como a precificação e a gestão interna das ofertas de uma loja. Assim é possível produzir materiais como cartazes, folhetos de ofertas, displays e etiquetas de preços em larga escala.

 

“Comunicar preços, produtos e promoções é um dos processos mais importantes em uma loja. Afinal, é por meio disso que a loja consegue atrair a atenção do cliente, acionar gatilhos que estimulam a compra e otimizar a jornada de compra” discorre. 

 

Otimize a experiência do pagamento‍

 

Filas longas e problemas na hora de pagamento prejudicam a satisfação do cliente. Portanto, a frente de caixa é uma das áreas mais críticas no varejo e alternativas tecnologias se tornam fundamentais para a concretização das compras e fidelização.

 

“O self-checkout, por exemplo, agiliza e simplifica o processo de pagamento dando mais autonomia ao cliente e diminuindo as filas”, conta Júnior. 

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TAGS:Transformação digital, Tecnologia, Operação de loja
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