SA+
TecnologiaE-commerce Black Friday

Especialista aponta seis dicas para preparar o seu e-commerce para a Black Friday

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/08/2024

Adobe Stock - homem celular

Foto: Adobe Stock


Dados da Neotrust e ClearSale, demonstram que o faturamento do e-commerce na Black Friday de 2023 foi de R$ 5,23 bilhões, queda de 15,1% em relação a 2022. Essa é uma das datas mais importantes para as vendas digitais e, para se recuperar dos resultados do ano passado, é preciso otimizar o SEO e as estratégias. Assim, é possível garantir que sua marca se destaque em meio à avalanche de ofertas e descontos.

Segundo levantamento do Dito com a Opinion Box, na última Black Friday, 12% das compras foram realizadas nos supermercados e 9% foram de alimentos e bebidas. Para este ano, a expectativa é que ambos os percentuais aumentem. As compras nos supermercados devem chegar a 19%, enquanto as de alimentos e bebidas devem subir para 14%.

Para Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush BR, plataforma de marketing digital, os brasileiros estão cada vez mais informados, identificando ofertas verdadeiras e evitando propagandas enganosas. “Isso significa que as estratégias de SEO devem ser impecáveis, algo que envolve garantir que seu site ofereça informações claras, precisas e atualizadas para construir credibilidade e atrair visitantes”, explica.

 

O especialista também revela seis dicas de SEO para turbinar o tráfego do seu site e garantir que você não apenas participe, mas saia na frente na “corrida” da Black Friday. Confira abaixo. 

 

1. Básico bem-feito

 

É preciso começar o quanto antes a aplicar estratégias de SEO. O Google dá preferência para sites que estão sempre atualizados e relevantes, então garanta que sua página esteja bem estruturada e otimizada.

 

“Use ferramentas de SEO para analisar seu site e identificar áreas que precisam de melhorias. Verifique a velocidade de carregamento, a responsividade em dispositivos móveis e a experiência geral do usuário”, indica Casagrande.

 

2. Calendário de postagens

 

Desenvolver um calendário de conteúdo específico para a Black Friday com postagens que abordam tendências, comparações de produtos e dicas de como aproveitar melhor as ofertas, pode ser um grande diferencial. 

 

Por isso, o especialista aconselha investir em conteúdo que promova seus produtos, eduque e engaje seus clientes. 

 

3. Palavras-chave 

 

Embora as palavras-chave gerais sejam essenciais, as de longa cauda (long-tail) são importantes para a Black Friday. Os consumidores estão cada vez mais específicos em suas buscas. Em vez de "arroz", use "arroz arbório para risoto", por exemplo.

 

“Realize uma pesquisa aprofundada para encontrar palavras-chave de longa cauda que seus concorrentes possam ter negligenciado e use esses termos em suas descrições de produtos”, indica Casagrande.

 

 4. O impacto do SEO na loja física

 

O SEO também é importante para a loja física. Por isso, certifique-se de que seu site esteja otimizado para pesquisas locais a fim de capturar clientes que buscam ofertas perto de sua localização.

 

O especialista ainda recomenda manter o seu perfil no Google Meu Negócio atualizado, incluindo horários especiais para a Black Friday e incentivando avaliações de clientes.

 

5. Aprimore as páginas dos produtos

 

Casagrande também aconselha investir em descrições detalhadas da mercadoria e explorar recursos visuais como vídeos e fotos. Segundo o especialista, a otimização com foco em palavras-chave transacionais e comerciais, também é outro ponto que gera resultados melhores nas plataformas de buscas.

 

6. Análise e ajuste em tempo real

 

Como qualquer outra ação, é importante acompanhar o desempenho de suas estratégias em tempo real. Isso pode ser feito com ferramentas analíticas para monitorar o tráfego, as taxas de conversão e o comportamento dos usuários durante a data.

“A Black Friday é uma chance única para destacar sua marca e aumentar suas vendas. Com uma preparação estratégica e uma execução impecável de SEO, você pode garantir que seu site esteja pronto para receber um influxo de visitantes e convertê-los em clientes fiéis. Lembre-se, na corrida para a Black Friday, o planejamento e a estratégia são seus melhores aliados”, finaliza Casagrande.

 

COMPARTILHAR
TAGS:Tecnologia,E-commerce, Black Friday
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - mulher com enlatadoTecnologia

Solução permite criação de embalagens para marca própria com IA

Adobe Stock - mulher com celular sorrindoTecnologia

Startup incentiva compras online no interior de Santa Catarina

Adobe Stock - colaboradora com tablet - IAPesquisa

Apenas 9% dos gestores ainda não utilizam IA em suas empresas

Estudo mostra que 12% das compras na Black Friday foram em supermercadosDito

Estudo mostra que 12% das compras na Black Friday foram em supermercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados