ÚLTIMAS NOTÍCIAS
08/01/2025
Especialista aponta 4 fatores para aumentar as vendas para a geração Z
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 06/01/2025
Foto: Adobe Stock
Cada geração possui características únicas, o que torna fundamental compreender suas especificidades para alcançar todos os segmentos de clientes. A geração Z (nascidos entre 1996 e 2010), que, de acordo com dados do IBGE, representa mais de 20% da população brasileira — cerca de 40 milhões de pessoas — já está transformando o cenário do varejo e do consumo.
Com a previsão de que, nos próximos cinco anos, essa geração será responsável por metade do mercado consumidor, Flavia Mardegan, especialista em vendas, aponta quatro aspectos essenciais para ajustar as estratégias, com base na pesquisa "O jovem consumidor brasileiro", realizada pela Alive Brand, agência especializada em live marketing. Confira abaixo:
Imediatismo e conveniência são prioridades
A geração Z valoriza o acesso rápido e fácil a produtos e serviços. Para o vendedor, isso significa ser ágil, identificar necessidades rapidamente e criar conexão emocional. “Porém, a velocidade não deve sacrificar a qualidade. A apresentação pessoal continua sendo essencial para estabelecer confiança”, explica Flavia.
Inovação como diferencial competitivo
Segundo a pesquisa, cerca de 65,5% dos jovens consumidores esperam inovação em produtos e serviços. Isso vai além do produto em si: a experiência de compra também precisa surpreender. O vendedor deve se perguntar constantemente: "O que meu cliente busca de novo ou de diferente?"
Sustentabilidade como critério decisivo
Para 41,2% da geração Z, a sustentabilidade é um fator importante na decisão de compra. Por isso, Flavia comenta: “Não basta oferecer um produto competitivo, é preciso comunicar os valores e práticas sustentáveis da marca de forma autêntica. Isso atende não só às necessidades práticas, mas também às emocionais desse público”.
Altamente influenciáveis, mas conscientes
Flávia ainda destaca que, embora sejam influenciados por redes sociais e publicidade, esses jovens exigem autenticidade. Marcas que não se posicionam sobre questões relevantes são percebidas como indiferentes.