Entenda quais serão as tendências que continuarão moldando o varejo alimentar em 2025SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hipermercado reduz em 18 p.p. a taxa de cancelamento de pedidos no e-commerce

02/06/2025

NEWSLETTER

Entenda quais serão as tendências que continuarão moldando o varejo alimentar em 2025SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

2025Varejo 2025

Entenda quais serão as tendências que continuarão moldando o varejo alimentar em 2025

POR Barbara Fernandes

EM 02/01/2025

Adobe Stock - Store

Foto: Adobe Stock


Após um ano marcado pela inflação, mudanças climáticas e fusões, o varejo alimentar se manteve resiliente. Prova disso é o crescimento nominal de 5,4% em faturamento, levando o setor ao marco de R$ 1,27 trilhão, segundo a Scanntech, o que corresponde a 10,84% do PIB brasileiro. Para 2025, os desafios continuam e será preciso estar atento às mudanças que já estão em curso para não ficar para trás dentro do cenário competitivo. 

 

O e-commerce, por exemplo, ganhou força na pandemia e realmente veio para ficar. Para se ter uma ideia, uma pesquisa recente da Neogrid demonstrou que 35,6% dos consumidores realizam suas compras nos canais on e off. Portanto, investir na manutenção dos canais digitais (aplicativo e site) é essencial, mas não só isso. Oferecer alternativas como “compre online e retire na loja”, entregas super-rápidas, ter diversidade nos métodos de pagamento e se associar a aplicativos de entrega podem ser diferenciais para trazer mais consumidores para esse serviço. 

 

A Inteligência Artificial também continuará em pauta, uma vez que sua variedade de aplicações ainda pode ser mais explorada pelo varejo alimentar. Segundo a Leafio, as principais tendências de uso com a tecnologia no setor serão a análise e previsão de estoque, controle de espaço nas prateleiras, gerenciamento inteligente de sortimento, promoções personalizadas e preços dinâmicos.

 

Além disso, podemos esperar a continuidade do ritmo de expansão acelerado entre minimercados autônomos, presentes cada vez mais em condomínios e complexos administrativos. Em termos de tecnologia, os self-checkouts e alternativas, como o pagamento por reconhecimento facial, devem chegar a mais lojas.


Devido à forte inflação, a busca por promoções também deve permanecer, assim como a redução nas compras por conta dos preços. Porém isso não deve afetar a crescente busca por uma alimentação saudável. Projeções do Euromonitor International indicavam que o setor de alimentos saudáveis iria crescer 27% no Brasil até este ano. Ter uma seção de alimentos saudáveis em sua loja, ou ao menos oferecê-los nos canais digitais pode ser uma forma para garantir a fidelização.

COMPARTILHAR
TAGS:2025,Varejo 2025
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

MercadonaImersão

Ao transferir conhecimento a fornecedores, varejista impulsiona colaboração na prática

AuchanMissão Lisboa 2025

Inovação, eficiência e sustentabilidade moldam o varejo alimentar em Portugal

Adobe Stock tecnologia supermercado gôndolaTecnologia

Inovação foi responsável por mais da metade do aporte bilionário da indústria de alimentos em 2024

Missão Lisboa 2025Varejo Internacional

Como liderar o varejo com marca própria e estratégias personalizadas para o público-alvo

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados