ÚLTIMAS NOTÍCIAS
04/01/2025
Entenda quais serão as tendências que continuarão moldando o varejo alimentar em 2025
POR Barbara Fernandes
EM 02/01/2025
Foto: Adobe Stock
Após um ano marcado pela inflação, mudanças climáticas e fusões, o varejo alimentar se manteve resiliente. Prova disso é o crescimento nominal de 5,4% em faturamento, levando o setor ao marco de R$ 1,27 trilhão, segundo a Scanntech, o que corresponde a 10,84% do PIB brasileiro. Para 2025, os desafios continuam e será preciso estar atento às mudanças que já estão em curso para não ficar para trás dentro do cenário competitivo.
O e-commerce, por exemplo, ganhou força na pandemia e realmente veio para ficar. Para se ter uma ideia, uma pesquisa recente da Neogrid demonstrou que 35,6% dos consumidores realizam suas compras nos canais on e off. Portanto, investir na manutenção dos canais digitais (aplicativo e site) é essencial, mas não só isso. Oferecer alternativas como “compre online e retire na loja”, entregas super-rápidas, ter diversidade nos métodos de pagamento e se associar a aplicativos de entrega podem ser diferenciais para trazer mais consumidores para esse serviço.
A Inteligência Artificial também continuará em pauta, uma vez que sua variedade de aplicações ainda pode ser mais explorada pelo varejo alimentar. Segundo a Leafio, as principais tendências de uso com a tecnologia no setor serão a análise e previsão de estoque, controle de espaço nas prateleiras, gerenciamento inteligente de sortimento, promoções personalizadas e preços dinâmicos.
Além disso, podemos esperar a continuidade do ritmo de expansão acelerado entre minimercados autônomos, presentes cada vez mais em condomínios e complexos administrativos. Em termos de tecnologia, os self-checkouts e alternativas, como o pagamento por reconhecimento facial, devem chegar a mais lojas.
Devido à forte inflação, a busca por promoções também deve
permanecer, assim como a redução nas compras por conta dos preços. Porém isso
não deve afetar a crescente busca por uma alimentação saudável.
Projeções do Euromonitor International indicavam que o setor de alimentos
saudáveis iria crescer 27% no Brasil até este ano. Ter uma seção de
alimentos saudáveis em sua loja, ou ao menos oferecê-los nos canais digitais
pode ser uma forma para garantir a fidelização.
Notícias relacionadas
Kantar projeta crescimento moderado no consumo em 2025
Grandes varejistas ampliam receitas com serviços financeiros
Varejo alimentar cresce 5,4% e atinge R$ 1,27 trilhão em 2024
Fortaleza vive expansão de supermercados, shoppings e academias
Barbara Fernandes
Repórter