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Entenda por que muitas promoções não geram resultado e saiba como torná-las verdadeiramente efetivas

POR SA+ Branded Content

PATROCINADO POR Neogrid

EM 21/11/2024

Consumidor no supermercado vendo celular

Quatro em cada dez promoções não geram aumento de vendas. Esse dado sinaliza que há no varejo brasileiro uma epidemia de ações promocionais que não deveriam ocorrer, pelo menos não da forma como estão sendo definidas.


A ausência de resultados é tão comum porque muitas promoções ressentem de falta de planejamento estratégico e desconhecimento sobre o comportamento do consumidor. A análise é de Tiago Senna, Head da Unidade de Negócios de Execução no Varejo da Neogrid, que explica quais são os quatro erros mais comuns:


Escolha de produtos pouco relevantes para o público-alvo ou que não têm forte apelo promocional, ou seja, produtos sem elasticidade de preço;
Desalinhamento com a jornada do consumidor, promovendo itens que não correspondem às necessidades ou preferências atuais;
Falhas de execução pelo varejista, como estoques insuficientes dos itens em promoção, o que gera insatisfação e perdas de venda. Além disso, há falhas na comunicação das ofertas, com mensagens pouco claras ou limitadas, que não despertam o interesse do consumidor;
Falta de visibilidade e controle do ROI (retorno sobre o investimento), quando o foco está apenas no aumento de volume e não considera margens e impacto na lucratividade.


Mas como resolver essa situação, tornando as promoções vantajosas para o varejo e a indústria?
A resposta está na colaboração entre esses dois elos da cadeia de distribuição. “Para que uma promoção realmente atinja seu potencial, é fundamental que ambos os lados tenham acesso compartilhado a dados estratégicos, como desempenho de vendas e informações de estoque”, explica Tiago Senna. “Quando esses dados são integrados, ambos os parceiros têm uma visão completa das oportunidades e desafios nas diversas categorias, o que permite uma tomada de decisão mais embasada e ações promocionais mais eficazes”, completa o Head da Unidade de Negócios de Execução no Varejo da Neogrid.


PROMOTrade, da Neogrid e Mercafacil, chega para viabilizar promoções colaborativas

As promoções eficazes podem aumentar as vendas sem necessariamente prejudicar a rentabilidade, desde que indústria e varejo colaborem de forma estratégica. Essa parceria é essencial, pois muitos fabricantes destinam verbas promocionais para apoiar ações no varejo, ajudando a recompor as margens.


O PROMOTrade facilita a alocação eficiente dessas verbas ao permitir simulações de cenários, ajudando varejistas e indústrias a identificarem o melhor equilíbrio entre volume e margem. Com uma estratégia bem coordenada e suporte financeiro da indústria, é possível realizar promoções atrativas e sustentáveis.


Conheça alguns benefícios gerados pelo PROMOTrade
O PROMOTrade é uma plataforma colaborativa com tecnologia Neogrid e Mercafácil. A ferramenta facilita a parceria entre varejo e indústria para planejar e executar promoções mais assertivas, sejam elas massivas ou segmentadas por shopper (CPF), mas sempre alinhadas com seu estoque.


Ele garante eficiência na gestão de ações promocionais por meio da automatização do processo e da utilização de recursos de Inteligência Artificial, desde a escolha dos produtos promocionados, passando pela alocação de verbas promocionais para maximizar o retorno, até as comprovações para a indústria. Tudo é automatizado, o que poupa trabalho das equipes e confere mais agilidade, transparência e assertividade às ações conjuntas.

A plataforma oferece visibilidade dos resultados no tempo de execução da campanha, possibilitando ajustes rápidos e relatórios compartilhados de performance e faturamento por ação, promovendo aprendizado contínuo para campanhas futuras. Com o PROMOTrade, varejistas e fabricantes encontram o equilíbrio ideal entre volume e rentabilidade em suas ações promocionais.


“O grande diferencial da Neogrid é seu ecossistema completo de soluções para indústria e varejo, projetado para transformar a operação das empresas no mercado”, lembra Tiago Senna.


Ao integrar todas as etapas da cadeia de suprimentos, a Neogrid oferece visibilidade total das operações, possibilitando uma rápida adaptação às necessidades do mercado e otimizando cada aspecto do negócio. Isso proporciona insights valiosos e soluções personalizadas que ajudam a tomar decisões estratégicas, aumentar a eficiência e maximizar a rentabilidade.

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TAGS:Neogrid,PROMOTrade, Promoções, Tecnologia
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