Entenda como o WhatsApp tem se consolidado como um canal de vendas para o varejo alimentar
POR Barbara Fernandes
EM 23/08/2024
Foto: Adobe Stock
Desde 2023, o WhatsApp implementou recursos no seu sistema que permitem fazer compras diretamente pelo aplicativo. Com isso, varejistas começaram a investir na tecnologia para ampliar seus canais de vendas digitais. O formato permite que todo o processo de compra aconteça dentro da plataforma. Ou seja, o usuário não apenas seleciona os produtos como realiza o pagamento pelo próprio mensageiro. Depois, é só esperar até que as compras sejam entregues no endereço indicado.
Dentre as principais vantagens desse método para os clientes estão a praticidade, por não precisar baixar outro aplicativo, e a acessibilidade. Para se ter uma ideia, dados do Relatório Global de Visão Geral Digital, produzido pela Meltwater e We AreSocial, indicam que 93,4% da população brasileira usam o aplicativo.
Outro estudo, dessa vez feito pela Opinion Box, demonstra que 62% dos usuários já compraram um produto pelo app. Outro dado interessante dessa pesquisa é que 67% acreditam que essa seja uma ótima forma de se comunicar com as empresas, e dentre as principais funcionalidades, as compras de produtos estão em terceiro com 58%.
Com a ajuda da inteligência artificial (IA), essas vendas se tornam ainda mais aprimoradas. O carrinho dinâmico, por exemplo, permite que os consumidores escolham os produtos desejados de acordo com o motivo da compra, por exemplo um churrasco. Basta enviar a lista por mensagem com as marcas desejadas que a própria IA seleciona os produtos. Depois é possível adicioná-los ao carrinho, e finalizar a compra. A IA ainda sugere uma adição de última hora, incentivando as compras por impulso.
O Prezunic já aderiu a tecnologia e permite que os consumidores enviem listas escritas a mão, digitem, ou ainda gravem um áudio. Depois, os produtos solicitados são identificados e o cliente tem acesso a uma variedade de marcas e preços.
Outros exemplos de empresas que já aderiram às vendas pelo WhatsApp são o Tenda Atacado e o Carrefour. Há ainda o Barcelos Atacadista, que criou um número no aplicativo específico para as vendas B2B e alcançou cerca de R$ 200 mil em 15 dias.
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Barbara Fernandes
Repórter